A realidade virtual parece ser a próxima grande tendência do universo tecnológico. Prova disso é que sites de financiamento coletivo, tais como Kickstarter e Indiegogo promovem com sucesso vários projetos ligados à esta tecnologia.

Relembre os robôs que entraram para a história do cinema

Recentemente publicamos aqui no TechTudo alguns projetos interessantes que têm como principal destaque a realidade virtual inserida em diversos cenários. Conheça agora os cinco melhores projetos que, em breve, estarão disponíveis para todos.

Veja os melhores cinco projetos de realidade virtual em site de arrecadação (Foto: Reprodução/YouTube)

<b>Exoesqueleto permite tocar e controlar objetos da realidade virtual</b>

Dexmo é um exoesqueleto que permite controlar objetos virtuais e robôs à distância (Foto: Divulgação)

O Dexmo é um exoesqueleto que se encaixa na mão do usuário. Por meio dele, será possível sentir objetos de realidade virtual e até controlá-los. Imagine esse cenário em games. Será muito mais fácil e natural manusear os mais variados objetos. Os sensores do Dexmo conseguem diferenciar com precisão cada dedo da mão em até 11 posições diferentes.

Além da óbvia aplicação nos jogos eletrônicos, o Dexmo poderá ser usado também na medicina e até para fins militares, como no desarmamento de bombas. Assim, um robô desarmador ganharia movimentos muito mais naturais, semelhantes ao de um ser humano.

Drone que vem com óculos de realidade virtual

Drone na configuração quadricóptero pode voar por 25 minutos, transmitindo vídeo para o headset de realidade virtual (Foto: Divulgação/FLYBi

O FLYBi é um drone que vem com um óculos de realidade virtual. O objetivo é que o óculos VR se conecte à câmera acoplada ao drone e, assim, possa dar a sensação que o usuário está voando.

Além disso, por meio de sensores, você poderá controlar a câmera do drone por movimentos de cabeça. Basta mexer a cabeça para um dos lados para que a câmera aponte para esse lado e então mostre tudo que está ao redor.

Dispositivo que une movimentos das mãos com o Oculus Rift

Realidade virtual com gestos será possível com Nimble Sense (Foto: Divulgação)

O Nimble Sense é um sensor de profundidade que deve ser acoplado ao Oculus Rift. Ele é o primeiro sensor de profundidade criado para funcionar em conjunto com um ócul

... os VR. A câmera do Nimble Sense captura imagens em 3D em um campo de visão de 110 graus.

Além disso, ele possui um software robusto de rastreamento de movimentos das mãos. Isso permite que o usuário utilize gestos para efetuar comandos com mais fluidez no ambiente de realidade virtual.

Luva que permite sentir a realidade virtual

Gloveone te permite sentir objetos de realidade virtual (Foto: Divulgação/Gloveone)

A Gloveone tem uma proposta similar ao do Dexmo, o exoesqueleto para as mãos que mencionamos acima. Porém, o usuário veste a luva e pode sentir e interagir com os objetos que só existem na tela do óculos de realidade virtual.

Esta luva inteligente permite à pessoa sentir o peso, forma e todas as demais características físicas d um objeto. Com ela, é possível segurar a asa de uma borboleta, esmagar uma bola e outras ações que poderão ser feitas no ambiente virtual.

A Gloveone possui cerca de dez dispositivos espalhados ao longo da palma da mão e dos dedos. Eles vibram em velocidades e frequências diferentes, dando a sensação de toque nos objetos.

Câmera de realidade virtual que filma em 360º

Sphericam 2 filma em 360º com resolução 4K (Foto: Divulgação/Kickstarter)

A Sphericam 2 é um câmera curiosa e bem diferente. Ela possui seis câmeras que filmam em 4K distribuídas numa estrutura circular. Assim, elas filmam em todas as direções, não deixando sequer um ponto cego.

Os vídeos capturados com a Sphericam 2 só podem ser assistidos por óculos de realidade virtual, tais como o Oculus Rift, Gear VR e Google Cardboard. Isso permite que os usuários apreciem vídeos de maior qualidade e em 360º, podendo interagir melhor com o ambiente em volta.

É claro que todas essas tecnologias ainda são para o futuro. Mas é bom saber que vários pesquisadores e desenvolvedores já estão se esforçando para tornar a realidade virtual uma realidade comum para todos. Em breve, óculos de realidade virtual poderão ser tão comuns quanto smartphones são hoje em dia.

Tem alguma tecnologia que ainda não foi inventada? Comenta no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.