A Black Friday 2015 acontece no dia 27 de novembro. Durante a ação, grupos, lojas e fabricantes esperam receber consumidores que querem adiantar as compras de Natal e aliviar as contas durante a crise. Em 2014, as vendas tiveram cresceram 40% em relação ao ano anterior e, para manter o sucesso, as lojas estão fazendo testes e preparando equipes de plantão para melhorar o atendimento. Afinal, ano passado, antes que o evento terminasse as reclamações bateram o recorde da edição 2013 em poucas horas.

Tudo Sobre a Black Friday Brasil 2015

De acordo com Felipe Pagiano, diretor de marketing do Reclame Aqui, entre as principais reclamações da Black Friday estão a lentidão dos sites, o erro ao clicar no carrinho de compras e a maquiagem de preços - famosa "metade do dobro", que gera o nada carinhoso apelido de "Black Fraude" para o evento.

Nos dias seguintes, a plataforma também recebe protestos sobre a entrega dos produtos. Em 2014, o Reclame Aqui teve um aumento de 50% no número de reclamações durante a ação. Foram 12 mil relatos negativos no site, organizados em um ranking nacional liderado por lojas famosas.

Lojas e fabricantes preparam descontos e boa estrutura para a Black Friday (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Testes de stress

Para garantir a estabilidade dos sites na Black Friday - período em que os acessos se multiplicam -, grupos como o Busca Descontos têm realizado testes de stress e volume de acessos. O objetivo dos experimentos é simular um número maior de visitantes simultâneos e preparar os servidores para a alta quantidade de clientes. Realizar esses testes é importante para melhorar a experiência de uso dos consumidores e ter mais certeza de que as vendas não serão prejudicadas por problemas técnicos.

Preços, crise econômica e o dólar

Com a moeda americana em alta, produtos importados ou fabricados no exterior podem não receber tantos descontos quanto seria possível se o dólar estivesse em valores mais baixos. Na Black Friday do ano passado - no dia 28 de novembro de 2014, a moeda americana valia R$ 2,57.

Por outro lado, o cenário de crise econômica pode ser favorável para a baixa dos preços de produtos específicos. Com o menor poder de compra da população, o que resta ao varejistas é lucrar menos.

Ainda para Pagiano, as lojas vão se preparar melhor para aproveitar o evento ao máximo. “Ninguém quer perder clientes durante uma crise. O consumidor quer comprar bem e gastar bem. Se isso for explorado, a Black Friday vai ser boa para os dois, tanto para o vendedor quanto para o consumidor”, afirma.

Eletrônicos e informática

No Busca Descontos, site que hospeda diversas lojas, uma pesquisa buscou entender o que os consumidores vão procurar durante a Black Friday. Com 16% de chance de compra, a categoria de eletrônicos lidera o ranking de itens mais desejados nas lojas, seguida por informática, eletrodomésticos, telefonia e games.

Apesar do aumento no número de acessos durante o evento, Juliano Motta, diretor geral do Busca Descontos, afirma que a preparação do site é a mesma. O que podem aumentar são as fraudes.

"A plataforma usada na Black Friday é a mesma usada no dia a dia, mas as compras fraudulentas podem, sim, aumentar. Há pessoas que se passam por varejistas, lojas falsas, e aqueles que tentam

... invadir sites oficiais", conta.
Diretor do Reclame Aqui acreditam que empresas estão mais preparadas (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Mercado Livre, novos e usados

Há quatro anos participando da Black Friday, o MercadoLivre também acredita que está pronto para o evento. Segundo Leandro Soares, diretor de marketplace, em 2014 o site que abriga diversas lojas, entre elas Sony, Asus e Canon, teve 7 milhões de vendedores únicos no evento de descontos.

Para esse ano, Soares afirma que o site terá um SAC com equipe completa desde quinta-feira (26). Para o Mercado Livre, os consumidores podem ficar tranquilos com as compras: caso um produto esgote, o anúncio será pausado na hora e o botão ‘Comprar’ será removido da página, dando lugar a novas ofertas parecidas. Após a compra, Soares também promete que o prazo de entrega será realista. "Utilizamos um controle com a transportadora que conseguimos saber exatamente o tempo que vai levar para entregar em casa local”, afirma o diretor.

Computadores Dell 

Pelo quarto ano, a Dell também planeja ações especiais com descontos na loja online e na Central de Vendas por telefone. Além dos preços reduzidos em PCs, a fabricante vai oferecer serviços, como suporte de hardware e software e proteção (seguro) contra danos acidentais ao equipamento. 

"Em 2014, a Black Friday representou o maior volume de vendas, em um único dia, para a Dell Brasil, desde o início das operações no país. A data tem se consolidado como uma das maiores oportunidades para venda de computadores", diz Rosandra Silveira, diretora executiva para consumidor final da Dell.  

Kabum, B2W e Pão de Açúcar

O Kabum, site de produtos eletrônicos, despachou um pedido de compra a cada dois segundos na Black Friday de 2014. Para esse ano, a plataforma espera vender o equivalente a 15 dias normais e já preparou um novo centro de distribuição para realizar entregas mais rápidas desta vez. 

No Grupo Pão de Açúcar, os sites das Casas Bahia, Extra e Ponto Frio estão se preparando para a Black Friday há um ano. De acordo com a Cnova, que cuida do e-commerce das lojas, foram feitas pesquisas com os clientes para saber os produtos em alta, atender a demanda do evento e o serviço de atendimento ao consumidor vai funcionar 24 horas via chat e redes sociais. Caso um produto esgote, a empresa afirma que vai sinalizar a ação na descrição da compra. O B2W, grupo que cuida das gigantes varejistas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato, não quis comentar sobre a preparação.

Ano passado, algumas dessas lojas virtuais ficaram no topo 5 das mais reclamadas na Black Friday.

O que você quer que esteja mais barato na Black Friday? Comente no Fórum do TechTudo.

Quer ficar por dentro da preparação para a Black Friday Brasil 2015? Confira dicas de segurança, veja como saber se uma loja é confiável e o que considerar antes de comprar um celular novo.

Para não errar: Veja o ranking consolidado do Reclame Aqui da Black Friday 2014

Black Friday 2014 encerra no Brasil com mais de 12 mil queixas no Reclame Aqui (Foto: Divulgação/Reclame Aqui)

*Colaborou Caio Bersot



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.