O jogo esportivo foi um dos primeiros gêneros de vídeo games a ser criado. Com a ascensão da indústria, não demorou muito para que ícones dos esportes reais passassem a promovê-los e até emprestar o seu nome para alguns títulos. A prática, que se mantém até hoje, resultou em vários jogos e séries que marcaram a história dos vídeo games e a vida de jogadores. Acompanhe a seleção feita pelo TechTudo com alguns dos games mais memoráveis inspirados por atletas do mundo real.

Conheça os melhores jogos de futebol para Android, iOS e Windows Phone

Ronaldo V-Football

Se Ronaldinho Soccer foi um jogo memorável para grande parte dos brasileiros, o game do SNES era uma versão pirata de International Super Star Soccer, da Konami. Já Ronaldo V-Football, lançado pela Infogrames para o Playstation em 2000, era um produto oficial não apenas aprovado por Ronaldo Fenômeno, mas que também trazia dezenas de seleções internacionais com o seu elenco oficial atualizado (para a época). A versão brasileira ainda contava com narração do locutor Osmar de Oliveira.

Ronaldo V-Football tinha escalações reais e atualizadas na época. (Reprodução/YouTube)

Mia Hamm Soccer 64

Alguns anos antes da EA Sports incluir o futebol feminino na série FIFA, o esporte foi representado por Mia Hamm Soccer 64, lançado para o Nintendo 64 em 2000. Além de 32 seleções e 18 clubes dos Estados Unidos (país de origem da jogadora), o game contava também com um time especial chamado “Mia Hamm All-Stars”, com as melhores jogadoras da época (incluindo, é claro, a americana). Pena que na época Marta ainda era jovem demais para atuar em campo.

Mia Hamm 64 levou o futebol feminino para os games alguns anos antes de FIFA 16. (Reprodução/YouTube)

Tiger Woods PGA Tour

Nascida no início dos anos 90 ainda no PC, a série de golfe “PGA Tour” da EA Sports recebeu o nome do americano Tiger Woods desde a sua edição de 1999, para PC e PlayStation. A parceria deu certo por anos e manteve-se inabalada até 2010, quando o golfista envolveu-se em escândalos após ter um affair descoberto pela imprensa. Com a queda no desempenho de Woods, no entanto, a EA Sports assinou em 2015 com o irlandês Rory McIlroy, que passou a emprestar seu nome à série a partir de Rory McIlroy PGA Tour, lançado para PS4 e Xbox One.

Tiger Woods foi a estrela da série de golfe da EA até 2014. (Divulgação/Electronic Arts)

Tony Hawk’s Pro Skater

Desde que o primeiro jogo da série Tony Hawk’s Pro Skater foi lançado em 1999 para o PlaySt

... ation, muita gente passou a se interessar pelo mundo do skate. Com trilha sonora e controles que permitiam emendar várias manobras radicais em combos gigantescos, os jogos da série traziam uma grande variedade de skatistas, além do americano que emprestava seu nome ao título, como o brasileiro Bob Burnquist. Além disso, participações especiais como a do herói Homem-Aranha também contribuíram para o grande sucesso da série.
Tony Hawk foi o responsável por muita gente começar a se interessar por skate. (Divulgação/Activision)

Ayrton Senna’s Super Monaco GP II

Lançada em 1992 para Master System, Mega Drive e Game Gear, a sequência do primeiro Super Monaco GP teve o auxílio do piloto brasileiro Ayrton Senna durante o seu desenvolvimento. No game, é possível correr em todas as pistas presentes na temporada de 1991 da Fórmula 1, incluindo o circuito de Monaco – dominado pelo brasileiro. Além disso, o jogo oferece também três pistas extras: o circuito privado de uma fazenda de Senna na cidade de Tatuí e outros dois fictícios desenhados pelo próprio piloto.

O desenvolvimento do game teve a supervisão de Ayrton Senna (Reprodução/YouTube)

Michael Phelps: Push The Limit

Enquanto alguns esportes, como o futebol e basquete, tenham recebido incontáveis títulos, não se pode dizer o mesmo de modalidades como a natação. Lançado em 2012 para o Xbox 360, Michael Phelps: Push The Limit tentou mudar isso com jogabilidade inovadora tendo o auxílio do Kinect. Assim, o jogo que leva o nome do medalhista olímpico americano, utiliza o sensor de movimentos da Microsoft para identificar as braçadas dos jogadores frente à câmera. Os destaques ficam para a presença das principais modalidades do esporte, como crawl, costas e borboleta – todas identificadas apropriadamente pelo sensor.

Toda braçada é importante no game inspirado em Michael Phelps (Divulgação/505 Games)

Shaq Fu

Nem todas as aparições de atletas nos video games são para promover os seus esportes de origem. Em Shaq Fu, lançado em 1994 para Mega Drive e SNES, o jogador de basquete americano Shaquille O’Neal está na cidade de Tóquio, onde é transportado para uma outra dimensão. Nesse novo mundo, o jogador precisa usar todos os golpes de sua arte marcial própria para derrotar monstros e resgatar um jovem garoto chamado Nezu.

O astro do basquete troca de esporte e vai para as artes marcias em Shaq Fu. (ReproduçãoYouTube)

Ronaldo: SuperStar Skater

Em SuperStar Skater, disponível gratuitamente para Android e iOS, o português Cristiano Ronaldo deve usar toda a sua habilidade para escapar dos paparazzi. Além de correr pelas ruas, o astro do Real Madrid também pode contar com a ajuda de um skate e até mesmo de uma wingsuit para fugir dos cliques invasivos.

Cristiano Ronaldo improvisa no skate para fugir dos paparazzi. (Divulgação)

Neymar Jr. Quest

Desenvolvido no Brasil e inspirado nas revistas em quadrinhos do Mauricio de Souza, Neymar Jr Quest apresenta uma série de quebra-cabeças em várias fases. O game segue o estilo de Candy Crush Saga. Lançado gratuitamente para Android e iOS, os usuários devem resolver os desafios para ajudar o craque da seleção brasileira a recuperar a coleção de bolas de futebol que foi roubada do jogador.

Neymar Jr. Quest conta com o traço de Maurício de Souza (Divulgação)

FIFA ou PES, qual é a sua franquia de futebol favorita? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.