O Windows 10 tem um novo aplicativo de e-mail gratuito e cheio de recursos para quem deseja organizar suas mensagens. Com o programa, que já vem instalado no sistema, é possível juntar diferentes contas em um só lugar, receber notificações na área de trabalho e até configurar respostas automáticas de férias.

Como usar um vídeo como fundo na tela inicial do Windows 10

Confira dez dicas sobre o aplicativo renovado do novo sistema operacional da Microsoft e veja tudo o que a ferramenta pode fazer para te ajudar no dia a dia. 

Confira dez dicas para aproveitar o app de e-mail do Windows 10 (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

1) Reúna todas as suas contas em um só lugar

Uma das grandes vantagens do cliente de e-mail do Windows 10 é que o usuário não vai precisar mais acessar separadamente suas contas de e-mail no navegador. Para adicionar um novo endereço, basta acessar o menu Configurações > Contas > Adicionar conta. O app da Microsoft possui suporte ao Outlook.com, Gmail, Yahoo Mail, iCloud (Apple), Exchange e outros serviços via POP ou IMAP.

E-mail do Windows 10 pode ter contas de diferentes serviços conectadas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

2) Deixe o aplicativo do seu jeito

A Microsoft investiu bastante na aparência do aplicativo de e-mail e dá ao usuário diversas opções de personalização. Em Configurações > Personalização, é possível alterar o esquema de cores, definir tema claro e escuro e escolher um papel de parede padrão ou nas fotos do PC. Fora isso, a aba lateral esquerda também pode ser minimizada para economizar espaço na tela.

Aplicativo de e-mail do Windows 10 pode ter diversos planos de fundo e personalizações aplicadas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

3) Adicione uma assinatura ao seu e-mail

Se você usa um e-mail para trabalho ou estudos, uma assinatura pode dar um tom mais profissional às suas mensagens e facilitar o contato do destinatário. Para adicionar, basta ir até Configurações > Opções e selecionar a conta que você deseja adicionar a assinatura. Ao criar um novo e-mail, o co

... nteúdo será adicionado automaticamente na mensagem.
E-mail do Windows 10 pode ter assinatura adicionada pelo usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

4) Veja apenas mensagens não lidas ou importantes

Está com a caixa de entrada cheia de e-mails? O aplicativo do Windows 10 permite que o usuário filtre a exibição. Para isso, toque sobre o menu “Tudo”  indicado e selecione se quer ver apenas as mensagens não lidas ou aquelas sinalizadas com bandeiras. Os e-mails que não se encaixam nos critérios serão ocultados.

E-mail do Windows 10 pode ter mensagens filtradas na caixa de entrada (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

5) Configure o texto do e-mail antes de enviá-lo

Assim como na versão web dos serviços de e-mail, o aplicativo do Windows 10 também traz um editor para as mensagens. É possível definir o texto como negrito, itálico e sublinhado, fazer listas com marcadores e numeração, mudar cor, fonte, recuo de parágrafo, usar modelos pré-definidos, entre outros.

Windows 10 tem aplicativo de e-mail com diversas configurações para a mensagem (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

6) Personalize ações rápidas para economizar tempo na caixa de entrada

No aplicativo da Microsoft, é possível adicionar dois botões na caixa de entrada para tomar decisões sem precisar abrir a mensagem. Em Configurações > Opções, é possível optar por marcar e-mail como lido, sinalizar, arquivar, excluir e mover mensagem. Se o usuário tiver um tablet ou PC com toque, é possível usar gestos para fazer as ações escolhidas.

E-mail do Windows 10 pode ter ações rápidas personalizadas de acordo com vontade do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

7) Vai sair de férias? Crie respostas automáticas

Se não puder acessar sua caixa de entrada por algum motivo, é possível adicionar uma resposta automática no aplicativo de e-mail. Com essa função, você pode informar automaticamente sobre a sua ausência ou sugerir que o remetente procure um colega, por exemplo. Para isso, acesse Configurações > Opções > Respostas Automáticas.

Windows 10 tem cliente de e-mail com suporte a respostas automáticas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

8) Decida quando receber ou não uma notificação

O aplicativo de e-mail é integrado com a Central de Notificações do Windows 10, o que pode virar um incômodo. No entanto, é possível decidir em “Configurações > Opções” quais contas podem exibir notificações e também emitir sons e alertas visuais para novas mensagens. Assim, o usuário pode ser alertado apenas com e-mails do trabalho e deixar contas com e-mails de redes sociais e propagandas de fora.

E-mail do Windows 10 pode ser integrado com central de notificações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

9) Fixe atalhos no Menu Iniciar

Outra boa integração para o Windows 10 é a possibilidade de fixar atalhos no Menu Iniciar no sistema. Se quiser, o usuário pode colocar um bloco para a caixa de entrada ou qualquer pasta de uma conta para pular diretamente para os rascunhos ou itens enviados, por exemplo. Assim, é possível poupar tempo para visualizar conteúdo específico.

E-mail do Windows 10 pode fixar atalhos para pastas e contas no menu Iniciar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

10) Compromisso novo? Pule direto para o aplicativo de calendário

O Windows 10 também lançou um atalho direto para a o calendário do sistema. Para acessá-lo, basta tocar no botão indicado para abrir a agenda e, então, adicionar um novo compromisso. Assim, é possível ser alertado quando o evento estiver próximo.

E-mail do Windows 10 é integrado com calendário do sistema para adicionar compromisso (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.