O Nintendo 64 foi um grande sucesso da empresa japonesa, graças a sua seleção de games, apelo multiplayer e inovações. Lançado oficialmente em 1996, o console sucedeu o popular SNES, e caiu nas graças dos fãs de jogos. Como todo videogame, o Nintendo 64 é repleto de fatos curiosos, como o lançamento de um drive para discos, serviço próprio de internet, problemas com usuários, mudança de nome e mais. Veja curiosidades sobre o aparelho.

Relembre os dez principais títulos lançados para o Nintendo 64

Drive de discos

Batizado de 64DD, o periférico foi lançado exclusivamente no Japão, e tinha como função permitir o uso de discos magnéticos no console, que suportavam mais dados do que os cartuchos.

Lista traz curiosidades do Nintendo 64 que você precisa conhecer (Foto: Divulgação)

Apesar de interessante, o projeto foi um fracasso, e nunca foi lançado em outros países. Entre os prováveis jogos, estavam Banjo-Kazooie 2 (mais tarde lançado como Banjo-Tooie), Super Mario RPG 2 e Fire Emblem 64.

Serviço online

Além do curioso drive de discos para o Nintendo 64, o console também chegou a ter seu próprio sistema online, chamado Randnet. Disponível somente no Japão, o serviço permitia o download de demos dos jogos e possibilitava partidas online. Infelizmente o projeto também não vingou, e nunca chegou a outros continentes.

Randnet era serviço online do Nintendo 64 (Foto: Reprodução/YouTube)

Luvas de Mario Party

Mario Party foi um dos games mais divertidos e populares, mas também terminou envolvido em polêmicas, graças a alguns de seus minigames, que obrigavam os usuários a mover a alavanca analógica rapidamente usando a palma da mão.

Os movimentos causavam ferimentos nas mãos dos jogadores, que culpavam a empresa pelos incidentes. A Nintendo prometeu enviar quatro pares de luvas protetoras para os donos do game que solicitassem o acessório.

Mario Party era capaz de causar ferimentos durante as partidas no Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Reddit)

Lançamento magro

Muito aguardado pelos fãs da empresa depois do sucesso de Super Nintendo, o Nintendo 64 foi lançado com apenas dois jogos disponíveis no ocidente: Mario 64 e Pilot Wings 64.

Só dois games estavam disponíveis no lançamento de Nintendo 64 (Foto: Reprodução/YouTube)

No Japão a história não foi muito diferente. No total, foram três games de lançamento, com a adição de Saikyou Habu Shogi, um jogo de tabuleiro.

Menos de 400 jogos

Apesar de ser considerado um dos grandes consoles da história da empresa japonesa, o Nintendo 64 não teve uma quantia muito expressiva de games lançados. No total, foram menos de 400 títulos.

... "> Nintendo 64 teve menos de 400 games (Foto: Reprodução/VideoGameAuctions)

Para efeito de comparação, o PlayStation, maior rival do console, recebeu mais de 1100 games. O antecessor, Super Nintendo, possui uma lista com mais de 700 jogos.

Inovador

O controle do Nintendo 64 foi um dos mais inovadores da história dos videogames. Com um formato diferente, o joystick foi o primeiro controle desde 1983 a contar com um direcional analógico. Mais tarde, o item se tornaria peça indispensável em praticamente todos os consoles.

Controle do Nintendo 64 inovou em diversos aspectos (Foto: Divulgação)

O controle grandalhão e desajeitado também era a porta de entrada para acessórios interessantes, como Memory Cards, Rumble Paks (adicionava a função de vibração ao controle) e Transfer Pak (transferia dados de fitas de Game Boy para o console).

Ultra 64

Antes de seu lançamento, o console era conhecido como Nintendo Ultra 64. O nome mudou de última hora, graças a um problema com a Konami, detentora da marca “Ultra Games”.

Nome do  Nintendo 64 foi mudado depois de problemas com a Konami (Foto: Reprodução/Reddit)

Último jogo

Fechando a brilhante trajetória do Nintendo 64, Tony Hawk’s Pro Skater 3 foi o último game lançado para o console, em agosto de 2002. Considerado um dos melhores da franquia, o jogo também fez bonito no 64, mesmo com as limitações de armazenamento dos cartuchos.

THPS3 foi o último game do  Nintendo 64 (Foto: Divulgação)

Último console a usar cartuchos

Seguindo a tradição do antecessor SNES, o Nintendo 64 usava cartuchos como mídia dos seus jogos. Ele foi o último grande console a usar os cartuchos, que sofriam com falta de espaço para dados.

Nintendo 64 foi o último grande console a usar cartuchos (Foto: Reprodução/VideoGameAuctions)

Além disso, as fitas ainda custavam mais caro que os CDs, usados pelos concorrentes PlayStation e Sega Saturn. Como resultado disso, não era raro encontrar jogos de Nintendo 64 custando mais que outros videogames.

O sucesso de Mario Kart 64

Com exceção de Mario 64 (distribuído gratuitamente com cada console vendido), o jogo mais vendido do Nintendo 64 foi Super Mario Kart 64. Lançado no final de 1996, o game chegou como a segunda versão da série, que mais tarde se tornaria um dos maiores sucessos da empresa.

Mario Kart 64 foi um dos grandes nomes do Nintendo 64 (Foto: Divulgação)

Qual é o melhor jogo da Nintendo? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.