O Galaxy S5 Mini e o Galaxy S5 Duos são boas opções de smartphones para quem pretende economizar. O primeiro é uma versão compacta do antigo top de linha, enquanto a versão Duos, oferece função Dual SIM e conexão 4G. Ambos podem ser encontrados nas cores preto, branco, dourado e azul, com 16 GB de armazenamento.

Galaxy S5, Galaxy S5 Mini ou Galaxy S5 Duos: veja qual é ideal para você

As especificações dos aparelhos e preços são bem diferentes, mas afinal, qual deles você deve comprar? Confira a análise o comparativo abaixo feito com base na ficha técnica de cada aparelho.

Galaxy S5 Mini vs Galaxy S5 Duos: descubra qual é o melhor celular (Foto: Arte/TechTudo)

Design: Empate

Para começar, o Galaxy S5 Duos tem o mesmo visual do S5 tradicional, com medidas de 142 x 72,5 x 8,1 e peso de 145 g. O destaque está para o design resistente à água e poeira, com vedamentos na tampa traseira e abertura para carregamento com IP67.

Galaxy S5 Mini vem com design à prova d'água assim como o S5 Duos (Foto: Divulgação/Samsung)

Como o próprio nome já diz, o Galaxy S5 Mini é a versão compacta do smartphone da Samsung e por isso tem medidas de 131,1 x 64,8 x 9,1 mm e peso de 120 g. Mesmo sendo menor, a espessura é maior do que o modelo S5 Duos. Ele também tem certificado iP67 com resistência à água e poeira. Os dois smartphones são vendidos nas cores preto, branco dourado e azul.

No final das contas, esse quesito fica por conta do gosto do usuário. Isso porque quem prefere um modelo maior, para ver filmes, acessar apps e redes sociais com maior “conforto” visual, vai ficar mais satisfeito com o S5 Duos. Já quem busca uma versão menor, para levar no bolso, por exemplo, pode apostar no design do S5 Mini. As funcionalidades de destaque estão presentes em ambos os aparelhos, como as opções de cores e a resistência à água.

Tela: Galaxy S5 Duos

Começando com o modelo maior, o Galaxy S5 Duos tem uma tela de 5,1 polegadas Super AMOLED com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels). Por outro lado, o Galaxy S5 Mini vem com um display compacto de 4,5 polegadas e qualidade HD de 720 x 1280 pixels.

Galaxy S5 Duos oferece um display com qualidade em Full HD (Foto: Divulgação/Samsung)

Neste ponto, a qualidade e o tamanho do display do primeiro modelo fazem diferença, principalmente na hora de rodar vídeos com melhor resolução, jogar em apps com gráficos mais elaborados e até visualizar fotos em apps de redes sociais. Ponto para o S5 Duos.

Desempenho: Galaxy S5 Duos

Por dentro do Galaxy S5 Duos está um processador quad-core de 2,5 GHz com memória RAM de 2 GB. Para guardar arquivos e apps, o espaço nativo é de 16 GB com suporte para cartão externo microSD de até 128 GB. Os modelos atuais apresentam chips mais avançados, mas mesmo assim estas configurações ainda são eficiente em ações do dia a dia, como rodar jogos e apps populares.

... oto componente-conteudo"> Galaxy S5 mini vem com armazenamento interno de 16 GB (Foto: Divulgação/Samsung)

O smartphone menor, Galaxy S5 Mini vem com um quad-core com velocidade de processamento um pouco menor, de 1,4 GHz. A RAM também é reduzida, com 1,5 GB acompanhada por um armazenamento interno de 16 GB, com slot para microSD de até 64 GB. Por terem sido lançados em 2014, o sistema operacional nativo é o mesmo, Android 4.4.2 (KitKat).

Dentre as conectividades, o S5 Duos vem com dual-chip de operadoras, 3G/4G, NFC, Wi-Fi, Bluetooth 4.0, USB 3.0 e GPS. O modelo Mini também tem slot para dois chips de operadoras, mas oferece apenas conexões 2G/3G. Para completar, ambos contam com GPS, Bluetooth 4.0 e Wi-Fi. O S5 Duos sai na frente oferecendo configurações mais potentes e maios variedade de conectividades em relação ao seu rival.

Câmera: Galaxy S5 Duos

O destaque do Galaxy S5 Duos está na câmera traseira com gravação em UHD (4K), em alta resolução. Para registrar fotos, o dispositivo oferece qualidade de 16 megapixels. A lente frontal é mais simples, com 2 MP. Estão presentes funções de flash e foco automático.

Galaxy S5 Duos tem câmera de 16 megapixels que grava em 4K (Foto: Divulgação/Samsung)

Está na hora de trocar um iPhone por um Android? Comente no Fórum do TechTudo.

Já o S5 Mini tem especificações mais modestas com gravação em Full HD (1080p) e lente principal de 8 megapixels equipada com flash. A frontal para selfies tem 2,1 MP. Para quem gosta de registrar imagens e vídeos em melhor resolução, o S5 Duos é a melhor aposta.

Bateria: Galaxy S5 Duos

Um dos quesitos fundamentais a se analisar na hora de investir em um novo smartphone é a potência da bateria. É necessário saber que o uso pode fazer com que ela seja consumida de forma mais rápida ou lenta, no entanto, as especificações do componente fazem toda a diferença em um comparativo.

Galaxy S5 mini vem com bateria de 2.100 mAh (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy S5 Duos vem com bateria de 2.800 mAh, o que promete aguentar cerca de 21 horas de conversação (3G) e dez horas com o uso do 4G, segundo a fabricante. A carga do S5 Mini é menor, com 2.100 mAh, somando 16 horas de conversação e 8 horas no 3G. Mais um ponto para o S5 Duos, que deve manter o usuário longe da tomada por mais tempo, o que é uma boa vantagem.

Disponibilidade e preço: Galaxy S5 Mini

Por terem sido lançados no ano passado, os dois smartphones podem ser encontrados em lojas online e físicas brasileiras sem problemas. Sobre o preço, o Galaxy S5 Duos sai mais caro, a partir de R$ 1.556. Enquanto isso, o Galaxy S5 Mini pode ser comprado por valores a partir de R$ 979. Para quem prioriza a economia, o S5 Mini é uma boa opção.

Galaxy S5 Mini tem preço menor do que o S5 Duos (Foto: Divulgação/Samsung)

Conclusão: Galaxy S5 Duos

O Galaxy S5 Duos vence o comparativo por oferecer melhor processador, memória RAM, câmeras com maior qualidade, tela em Full HD e até uma bateria mais potente. Já seu “irmão” menor, o Galaxy S5 Mini, é uma opção mais simples para quem procura um modelo com dimensões menores, para levar no bolso.

Galaxy S5 Duos ganha o comparativo com melhor ficha técnica (Foto: Divulgação/Samsung)

O destaque em ambos está no design com resistência à água e poeira, além da disponibilidade de quatro cores diferentes. No entanto, o S5 Duos tem melhor ficha técnica e maior investimento da Samsung, o que explica seu preço mais elevado. A nível de comparação, a diferença no valor não é tão grande se analisarmos as vantagens do modelo, fazendo do S5 Duos a opção com melhor custo-benefício deste comparativo.

Tabela Galaxy S5 mini vs Galaxy S5 Duos (Foto: Arte/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.