CCleaner e YAC, conhecido como Yet Another Cleaner, são programas gratuitos para Windows que garantem a limpeza de arquivos desnecessários e a liberação de espaço no disco rígido do computador do usuário.

CCleaner ou Advanced SystemCare? Qual opção gratuita é a melhor no PC

Os dois aplicativos contam com outras funcionalidades adicionais, aumentam a velocidade do computador e apresentam bom desempenho. No comparativo, os softwares tiveram diversas categorias analisadas para eleger um vencedor. Confira a seguir qual é o melhor organizador para o PC.

CCleaner ou YAC? Confira qual programa vence a batalha (Foto: Arte/TechTudo)

Plataformas: CCleaner 

O YAC é um programa para limpar o computador exclusivo para dispositivos com Windows XP ou versão superior do sistema operacional. Já o CCleaner, além de ser compatível com o Windows, também conta com versões para Mac OS e dispositivos móveis com Android.Graças à maior disponibilidade, o organizador derrota o rival Yet Another Cleaner neste quesito.

CCleaner tem versões para Mac OS e Android (Foto: Divulgação/CCleaner)

Interface e usabilidade: YAC

Tanto o CCleaner quanto o YAC apresentam interfaces intuitivas, com opção em português e muito fáceis de usar, inclusive para clientes iniciantes. Apesar disso, o YAC se destaca na categoria e deixa o concorrente para trás, por contar com design mais sofisticado, limpo e organizado. Isso, sem dúvidas, é um diferencial entre a maioria dos programas do gênero.

YAC possui uma interface sofisticada e organizada (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Por outro lado, os dois softwares cumprem seu papel oferecendo todas as funcionalidades com fácil acesso. Independente de qual recurso você deseja utilizar em qualquer um dos dois programas concorrentes, poderá encontrá-lo facilmente, ou seja, a usabilidade nos dois é satisfatória e não apresenta dificuldade para o usuário.

Funcionalidades: YAC

YAC possui gama maior de recursos que o CCleaner (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

O CCleaner, além de fazer a limpeza de arquivos desnecessários do computador ou HD externo, tem funcionalidades interessantes. O programa oferece modo de limpeza, gerenciador de programas e localizador de arqui

... vos duplicados, por exemplo. Na versão Professional, o CCleaner ainda conta com monitoramento em tempo real, desfragmentador de discos e recuperação de arquivos.

Mesmo com a alta qualidade do CCleaner, o YAC vence por ter uma gama maior de recursos. Além de permitir a limpeza de arquivos desnecessários do dispositivo, o software também conta com antivírus, acelerador, desinstalador e proteção contra adwares. Vale ressaltar ainda que todos esses serviços apresentam desempenho excelente.

Velocidade do computador: YAC

Tanto um quanto o outro podem aumentar a velocidade do computador e melhorar seu desempenho. Mas, enquanto o CCleaner faz isso indiretamente, através da limpeza de arquivos desnecessários, o YAC possui uma ferramenta especial para a tarefa, conseguindo melhor resultado diante do concorrente na categoria.

YAC conta com recurso voltado para melhora da velocidade do PC (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

A diferença na velocidade da máquina ao usar o CCleaner apenas será facilmente percebida caso a quantidade de espaço liberado seja grande, já que a tarefa é realizada indiretamente. No caso do YAC, o usuário pode perceber a mudança mais fácil, ao usar o recurso “Acelerar”, que otimiza itens do sistema, configuração, memória e configurações de rede, para melhorar a velocidade do PC.

Conclusão: YAC

YAC vence por contar com mais recursos e melhor interface (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

O CCleaner e o Yet Another Cleaner são boas opções de programas para limpar espaço, otimizar e melhorar o desempenho do computador ou dispositivos móveis. Os dois programas  apresentaram desempenho satisfatório durante os testes, cumprindo bem o que prometem e sem apresentar falhas ou travamentos.

Meu PC está muito lento, como resolver? Confira no Fórum do TechTudo.

Quando comparados, porém, não há dúvidas: o YAC é o vencedor da briga. Isso se deve à interface bem organizada e fácil de entender e, principalmente, aos recursos do software. Se você deseja mais funcionalidades em um só aplicativo, o YAC é o mais indicado. Apesar disso, se o objetivo for somente garantir serviços básicos de limpeza - tanto no Android quanto no PC -, o CCleaner também pode ser um opção competente.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.