Ter uma lâmpada inteligente que se desliga sozinha pode ajudar bastante a economizar energia. Foi pensando nisso que uma equipe de desenvolvedores de São Francisco criou o Qube. O dispositivo de LED multicolorido se conecta à rede Wi-Fi e pode ser controlado por meio de qualquer navegador web, permitindo controlar a iluminação da casa a qualquer hora e lugar.

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Ele também conta com apps para iOS e Android, que facilitam o gerenciamento de seus vários recursos.

Qube, lâmpada inteligente de LED se conecta a rede Wi-Fi (Foto: Divulgação)

Uma das principais funcionalidades chama-se Qube Sense. Ela detecta a presença do dono da casa através do sinal de Bluetooth emitido por smartphones ou vestíveis que a pessoa esteja carregando consigo. Com isso, o usuário pode programar a luz para acender automaticamente ao entrar em um cômodo e apagar quando sair dele. O sistema também envia notificações ao proprietário quando algum membro da família chega em casa, por exemplo.

O Qube também avisa ao usuário quando ele está recebendo uma chamada ou mensagem no celular, por meio das luzes. Ele pode ser usado inclusive como despertador, iluminando o quarto suavemente pela manhã. Através do recurso Mood, os moradores podem ainda configurar a iluminação de acordo com a ocasião, alterando-a se for um jantar romântico ou uma festa animada.

Qube pode ajudar a iluminação de acordo com a situação (Foto: Divulgação)

O gadget não requer a hub externo. Ele atua como hub, que se comunica com outras lâmpadas da marca. O Qube também consegue se comunicar com dispositivos de terceiros e, em breve, os desenvolvedores planejam integrá-lo ao IFTTT, que possui suporte a 234 serviços até o momento. A vida útil da lâmpada smart é de 50 mil horas, o equivalente a 27 anos.

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A grande vantagem do aparelho é o preço. S

... egundo os inventores, a um típico bulbo smart Wi-Fi custa, em média, US$ 50. Enquanto isso, o Qube teve preço inicial de US$ 16 (R$ 60), valor similar ao de uma lâmpada LED comum.

A primeira leva de US$ 16, no entento, já se esgotou. A partir de agora, a unidade é vendida por US$ 19 (R$ 70) no site Indiegogo, onde a campanha fica aberta até 15 de dezembro. O envio será feito a partir de junho de 2016 e, para o Brasil, é cobrada taxa de US$ 5 (R$ 18) adicionais.

Via Indiegogo 



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