O Steam é uma das lojas mais populares de jogos online para download, com títulos disponíveis para Windows, Mac OS e Linux. A plataforma possui uma série de opções e funcionalidades, como o modo Big Picture para jogar na TV. Isso permite que o usuário leve games para a tela grande usando um controle no lugar do mouse e teclado. Saiba como funciona e como usar o Big Picture do Steam:

Steam ou Origin? Descubra qual é a melhor plataforma de jogos para PC

O modo de visualização do modo é simples, intuitivo e pode ser usado tanto na TV quanto no monitor do PC. Ele possui os mesmos menus do Steam, porém, com uma organização diferente, comandos de console e imagens maiores. 

Saiba como usar o modo Big Picture no Steam (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Para desfrutar deste modo em tela grande, basta conectar seu computador à TV por meio de um cabo HDMI. Conecte um controle compatível ao computador, como o do Xbox 360 ou o próprio Steam Controller da Valve, para usar o Big Picture como se estivesse jogando em um console (ele também funciona com mouse e teclado). Veja como usar o modo Big Picture no Steam:

Como usar o modo Big Picture

Passo 1. Abra o Steam. Caso você não queira usar mouse e teclado, conecte um controle compatível ao seu computador. Para ligar o PC à TV, verifique;

Passo 2. No canto superior direito da tela principal, ao lado do seu nome de usuário, aperte o ícone do controle. Ou clique no menu Exibir e, em seguida no Modo Big Picture;

Na tela principal do Steam, clique no menu Exibir e, em seguida no Modo Big Picture (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 3. Pronto, agora você está no modo Big Picture. Para navegar entre os menus e opções, use o direcional ou analógico do seu controle. 

Como iniciar e ativar o Steam em modo Big Picture

Passo 1. Você pode configurar o Steam para iniciar no modo Big Picture, sem precisar abri-lo manualmente todas as vezes. Para isso, clique na opção Steam e depois em Configurações;

Passo 2. Em seguida, selecione a aba Interface. Marque a caixa que diz Iniciar o Steam em modo Big Picture. Aperte OK para confirmar. Na próxima vez que o Steam for iniciado, ele entrará automaticamente em modo Big Picture, no PC ou na TV.

Você pode configurar para que o Steam inicie em modo Big Picture (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Como usar o controle

A interface do modo Big Picture funciona como se fosse um console, permitindo que você use um controle como mouse e teclado. Para que ele seja reconhecido, basta conectar o controle ao PC e ter os drivers corretos instalados, seja USB ou adaptador.

Atualmente, todos os jogos são compatíveis com o Big Picture, no entanto, nem todos funcionam com controle. Há games

... com suporte parcial, ou seja, necessitam de comandos feitos no mouse ou teclado em certas ocasiões. Para facilitar, o Big Picture já mostra na tela do game se é compatível total ou parcial com controle.
O Big Picture mostra na tela a compatibilidade dos jogos com controle (Foto: Tais Carvalho)

Interface

Os menus do modo Big Picture são os mesmos do Steam em modo normal, mas estão organizados de maneira diferente. Há também opções mais evidentes e fáceis de usar, como a de ouvir músicas enquanto joga ou continuar os últimos três games que jogou. Ele também permite que você navegue na internet e acesse listas laterais com os conteúdos de cada uma das abas disponíveis: Loja, Biblioteca, Comunidade e Amigos.

A interface da loja lembra bastante os menus da PlayStation Store, destacando os lançamentos populares, jogos mais vendidos e aqueles recomendados. A biblioteca organiza seus títulos por categorias, como “RPG” ou “Protagonista feminina” e ainda mostra quantos cards colecionáveis você ainda pode conseguir em cada game.

A interface da biblioteca separa seus jogos em categorias e oferece dicas (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

A comunidade dá sugestões de conteúdo e, diferente do modo normal, também dá destaque as abas mais usadas, como transmissões, mercado e as atividades de amigos. No topo da tela tem os destaques do dia, configurações e você pode gerenciar seus downloads.

Qual é a sua loja digital de jogos para PC preferida? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.