O Windows 10 trouxe o Menu Iniciar de volta com novas funcionalidades e personalizações. Além de abrir em tela cheia ou em versão menor, o menu oferece agora blocos dinâmicos (live tiles) para fixar aplicativos, atalhos para configurações e sistema de cores que combina com o Explorer.

Windows 10: Como usar a função Snap e abrir mais de um app na tela

Quer deixar o Menu Iniciar do novo sistema operacional da Microsoft do seu jeito? Confira a lista completa para personalizar a ferramenta.

1) Fixar blocos dinâmicos

Windows 10 tem Menu Iniciar com blocos dinâmicos e informações de programas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Embora siga o padrão do Windows 7, o Menu Iniciar do novo sistema da Microsoft ganhou os blocos dinâmicos do Windows 8. Com eles, os usuários podem acompanhar a atualização dos apps modernos sem nem mesmos abri-los, o que é ótimo para redes sociais e programas de notícias. Para fixar um app, basta tocar no ícone do mesmo no menu ou na área de trabalho e escolher a opçao “Fixar na tela inicial”.

2) Aumentar o tamanho do menu

Windows 10 pode ter Menu Iniciar com tamanho redimensionável (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se está faltando espaço no Menu Iniciar, é possível aumentar o espaço de duas formas. A primeira, é adicionando uma coluna de blocos dinâmicos adicional, permitindo que o usuário fixe até quatro live tiles médias em uma mesma linha. Além disso, é possível redimensionar o menu clicando em sua extremidade e arrastando.

3) Fixar atalhos para tudo: arquivos, pastas, configurações

Windows 10 tem menu iniciar com atalhos para pastas e configurações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Nem só de programas vive o Menu Iniciar. Se o usuário utiliza bastante uma configuração específica do PC ou quer ter acesso mais rápido a uma pasta, é possível fixá-los também. Para as Configurações, basta acessar a função e tocar sobre o ícone de alfinete. Já as pastas podem ser fixadas com um clique com o botão direito e a opção “Fixar no Início”. 

4) Criar grupos de blocos dinâmicos para organizar o menu

Windows 10 trabalha com grupos de blocos no menu Iniciar para melhor organização (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Os usuários que têm vários aplicativos podem organizá-los por grupos no Menu Iniciar. Para isso, basta arrastar um grupo de blocos

... dinâmicos até que eles fiquem juntos e, ao mesmo tempo, separados de outros grupos por um espaço em branco. Na parte vazia superior, é possível nomear o grupo ou arrastar todas as live tiles juntas.

5) Não gosta dos blocos? Desligue-os ou livre-se deles

Windows 10 pode ter todo os blocos dinâmicos removidos para ficar com aparência limpa (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Muitos usuários sentem-se confusos pelas animações dos blocos dinâmicos ou simplesmente não querem ver tantas janelas piscantes no Menu Iniciar. Diante disso, a primeira opção é desligar a animação deles, transformando-os em ícones estáveis. Além disso, é possível também retirar todos os blocos e fazer com que o Menu Iniciar adote um estilo clássico, como os do Windows Millenium e anteriores.

6) Mostrar os aplicativos mais usados e recentemente instalados

Lista com aplicativos mais usados do Windows 10 ajuda usuário a ser mais rápido (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para quem quer poupar tempo, o Windows 10 traz a opção de listar os aplicativos mais usados no topo esquerdo do Menu Iniciar. Para ativar a opção, o usuário precisa apenas acessar as Configurações do Sistema > Personalização > Iniciar e escolher a opção “Mostrar aplicativos mais usados”.

7) Ativar atalhos diretos para arquivos a partir do Menu Iniciar

Windows 10 tem Jump Lists com principais funções e arquivos recentes de aplicativos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Embora não seja possível fixar todo tipo de arquivo no Menu Iniciar, é possível definir que seus respectivos programas mostrem atalhos no espaço. A função funciona como as jump lists da barra de tarefas e mostra arquivos mais recentes e algumas ações a partir da seta ao lado do nome do aplicativo. Para ativar, basta em “Configurações do Sistema > Personalização > Iniciar” e escolher “Mostrar itens abertos recentemente…”.

8) Combinar as cores do Menu Iniciar com as janelas do Explorer

Windows 10 pode ter esquema de cores combinadas a partir de atualização 1 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A primeira atualização do Windows 10 trouxe uma ótima novidade: a capacidade de combinar as cores do Menu Iniciar com as da janelas do Windows Explorer e Central de Notificações. Para fazer isso, basta escolher as cores que mais te agradam.

9) Retirar a transparência do Menu para acelerar o carregamento

Windows 10 pode ter transparência removida do Menu Iniciar para acelerar desempenho (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Em computadores antigos, o Menu Iniciar pode levar um certo tempo até ser aberto, dado os efeitos de transparências e animações. Para deixá-lo mais leve, deixe o menu com cores sólidas. Outra boa saída pode ser desativar a animação dos blocos dinâmicos, citado na dica 5.

10) Sente saudade do Windows 8? Execute o menu em tela cheia

Windows 10 pode ter menu Iniciar aberto em tela cheia pelo usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se você gostava do Menu Iniciar do Windows 8, é possível executá-lo da mesma forma no novo sistema operacional em duas maneiras. A primeira é acessar "Configurações > Personalização > Iniciar" e ativar a função “Usar tela inteira de Iniciar”, conforme mostrado neste tutorial. Nessa função, apenas o menu será aberto maximizado. Se quiser fazer o mesmo com os aplicativos, basta ativar o Modo Tablet.

Como criar uma conta de convidado no Windows 10? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.