Os anos 2000 fizeram parte de um período impressionante para a indústria dos videogames. A época engloba desde a era de ouro do lançamento do PlayStation 2 da Sony até a recente revolução dos smartphones e tablets que mudou completamente o foco dos jogos. Alguns títulos antigos estão em alta até hoje, como League of Legends e Fallout 3. Conheça um pouco mais sobre os principais games dos anos 2000 e como eles moldaram sua época.

Veja como os gráficos dos jogos em 3D evoluíram nos principais consoles

The Sims (2000 – PC)

Até hoje um dos jogos mais vendidos para PC, The Sims foi uma grande surpresa na época e se tornou rapidamente um fenômeno entre os jogadores por causa da divertida simulação de vida. O game foi feito pelo mesmo criador de Sim City, o qual enfrentou uma árdua batalha para lançá-lo, pois executivos da empresa não acreditavam que haveria interesse em um título que parecia uma “casa de bonecas virtual”, segundo eles.

The Sims foi um fenômeno em sua época e até hoje é uma série bastante popular (Foto: Reprodução/Paste Magazine)

Grand Theft Auto 3 (2001 – PS2)

A famosa série do ladrão de carros já era popular no Playstation One quando ainda era um game 2D com visão aérea, porém a grande transformação de GTA em um fenômeno para a indústria dos games aconteceu no PlayStation 2 com o seu salto para o 3D. Pela primeira vez jogadores sentiram que tinham um mundo inteiro aberto para explorar, criar o caos e se divertir da maneira que achassem melhor, sem a obrigação de ser o mocinho.

O salto da série GTA para o mundo 3D transformou a indústria dos jogos (Foto: Reprodução/Prima Games)

Super Smash Bros. Melee (2001 – GC)

O lançamento de Super Smash Bros. para o Nintendo 64 havia sido uma grata surpresa para o console e mostrava uma Nintendo diferente, capaz de colocar seus preciosos mascotes para brigar. No entanto, nenhum fã esperava que a empresa desse continuidade à série da forma que Super Smash Bros. Melee fez, com um jogo de luta extremamente completo e competitivo que se tornou um dos títulos obrigatórios pelo resto da vida útil do GameCube.

Super Smash Bros. Melee mostrou personagens da Nintendo lutando como nunca antes (Foto: Reprodução/Nintendo Wiki)

Halo: Combat Evolved (2001 – XB)

Quando a Microsoft decidiu entrar no mercado dos games com o Xbox, muitos jogadores não sabiam exatamente o que esperar da empresa. Halo foi um dos jogos que definiu o que o Xbox se tornaria, uma casa p

... erfeita para games de tiro com multiplayer online. Isso se refletiu além da incrível aventura do protagonista Master Chief e se tornou parte da identidade da marca Xbox, até mesmo no Xbox 360 e Xbox One.
Halo: Combat Evolved definiu o Xbox e deu uma direção ao console da Microsoft (Foto: Reprodução/Xbox Enthusiast)

Metroid Prime (2002 – GC)

Enquanto a Microsoft colhia os louros da série Halo, uma desconhecida produtora da Nintendo, a Retro Studios, preparava-se para revolucionar o gênero FPS com Metroid Prime. Uma verdadeira obra-prima de seu tempo, Prime conseguiu transpor com maestria os melhores elementos da clássica série Metroid para um gênero completamente diferente, sem perder o que tornava os originais tão especiais.

Metroid Prime se firmou como uma obra-prima que converteu com maestria o clássico para o moderno (Foto: Reprodução/Zero1 Gaming)

The Legend of Zelda: The Wind Waker (2003 – GC)

A série da Nintendo estava em alta após The Legend of Zelda: Ocarina of Time para Nintendo 64 e a empresa decidiu dar um caminho completamente diferente em sua sequência. Apesar de enfrentar certa resistência dos fãs, The Legend of Zelda: The Wind Waker inovou com um visual que parecia desenho animado em movimento enquanto ainda contava uma sequência direta do sucesso Ocarina of Time.

The Legend of Zelda: The Wind Waker parecia um desenho animado em movimento (Foto: Reprodução/GameSpot)

World of Warcraft (2004 – PC)

Provavelmente o maior MMORPG do gênero, poucos jogadores devem ter imaginado em 2004 que mais de 10 anos depois ainda haveria tantas pessoas jogando World of Warcraft. O game redefiniu o que usuários poderiam esperar de um MMORPG e atraiu público muito maior do que de costume. Com o tempo as coisas ficaram mais complicadas e o game começou a ter que lidar com uma taxa de êxodo, porém as expansões ainda o mantém relevante até hoje.

World of Warcraft redefiniu o gênero de MMORPG e se tornou um dos mais populares (Foto: Reprodução/OC Remix)

God of War (2005 – PS2)

Uma das séries mais marcantes criadas pela Sony, God of War teve origem ainda no PlayStation 2 ao trazer grande aventura épica cheia de mitologia e violência. Com gráficos impressionantes para o console na época, God of War sabia extrair as melhores qualidades do videogame em meio a batalhas insanas enquanto disfarçava as falhas com os ângulos de câmera certos.

Kratos se tornou um ícone dos jogos graças à God of War (Foto: Reprodução/Kotaku)

Gears of War (2006 – X360)

Assim como Halo definiu o primeiro Xbox, a série Gears of War foi essencial para determinar o que se tornaria o Xbox 360. O game de ação da Epic Games ajudou o console da Microsoft a se destacar graficamente graças à Unreal Engine 3, que se tornou padrão para a geração, enquanto trouxe ainda excelente experiência de tiro em terceira pessoa, estabelecendo sistemas como usar o cenário como proteção.

Gears of War foi essencial para firmar o Xbox 360 contra o PlayStation 3 (Foto: Reprodução/The Wayward Moogle)

New Super Mario Bros. (2006 – NDS)

Após mais de 10 anos sem nova aventura original 2D, New Super Mario Bros. resgatou o mascote da Nintendo em meio a remakes e games 3D e se tornou um dos jogos de maior sucesso do Nintendo DS ao apresentar o encanador para toda uma nova geração. Mario mais uma vez pulava nos cascos de tartarugas como se fossem os anos 80 e 90 porém com nova roupagem que ainda gerou várias sequências até hoje.

New Super Mario Bros. trouxe o mascote de volta após anos sem um novo game (Foto: Reprodução/VG Maps)

Wii Sports (2006 – Wii)

Um game que foi símbolo do lançamento do Nintendo Wii, Wii Sports acompanhava o console da Nintendo e demonstrava tudo que ele representava em cinco esportes simples: Tênis, Baseball, Boliche, Golfe e Boxe. Com a ajuda do Wii Remote que introduzia controles de movimento aos games, Wii Sports quebrou barreiras e cativou muitos jogadores que nunca antes haviam jogado em um videogame.

Wii Sports permitiu que novos jogadores descobrissem a diversão dos games (Foto: Reprodução/Pixelkin)

Call of Duty 4: Modern Warfare (2007 – X360, PS3, PC)

Até terceiro capítulo, a série Call of Duty trazia games de tiro em primeira pessoa respeitáveis e com razoável sucesso, porém quando a Infinity Ward assumiu o desenvolvimento de Call of Duty 4, tudo mudou. Chamado de “Modern Warfare”, o game tirou jogadores do habitual cenário de Segunda Guerra Mundial e os colocou em uma guerra moderna, mais próxima da realidade global da época e isso fez a série decolar e se tornar um dos títulos mais importantes da indústria atualmente.

Call of Duty 4: Modern Warfare trouxe um estilo de guerra mais próximo da geração atual (Foto: Reprodução/YouTube)

Fallout 3 (2008 – X360, PS3, PC)

A Bethesda já havia ressuscitado uma franquia clássica com o pressionante mundo aberto de The Elder Scrolls IV: Oblivion, porém foi Fallout 3 que surpreendeu realmente os jogadores. Com cenário pós-apocalíptico, o game mesclou elementos de tiro e RPG para se tornar um dos mais populares da geração passada, que resultou no sucesso de Fallout 4, sequência direta do jogo.

Jogadores se aventuraram intensamente no enorme mundo pós-apocalíptico de Fallout 3 (Foto: Reprodução/The Martian Chronicles)

Angry Birds (2009 – iOS, Android)

Perto do fim dos anos 2000 a indústria começou a mudar e um dos grandes responsáveis por isso foi Angry Birds. Um simples minigame de arremessar pássaros como se fossem balas de canhão contra construções regidas por física básica virou uma das maiores febres da época. Angry Birds foi a primeira franquia a explorar o poder de plataformas móveis como iOS e Android a ponto de ter mais de 1 bilhão de downloads.

Angry Birds divertiu milhões de jogadores com sua simplicidade e carisma (Foto: Reprodução/Soft32)

League of Legends (2009 – PC)

Se por um lado o mercado mudava nos smartphones e tablets, o cenário de games no PC também estava prestes a chocar um novo subgênero. League of Legends e outros games semelhantes lideraram uma revolução de um novo estilo de jogo, os “MOBAs”, games altamente competitivos em que usuários assumem o papel de diferentes campeões e enfrentam times adversários. League of Legends é até hoje um dos mais populares entre os MOBAs.

League of Legends popularizou um novo subgênero que está em alta até hoje (Foto: Reprodução/Blue's News)

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.