O Lumia 830, da Microsoft, é um celular “quase top” de linha que chama atenção pela supercâmera e pelo preço acessível em comparação com outros modelos similares. Disponível em diversas cores, o smartphone Lumia 830 pode ser comprado por preços a partir de R$ 770.

Lumia 830 é bom? 5 coisas que você precisa saber sobre o smartphone

Listamos tudo o que você precisa saber sobre a câmera do celular, como características, recursos e até os principais concorrentes. Confira as dicas abaixo e veja se vale a pena comprar o modelo.

Lumia 830 tem visual bonito com cores vibrantes, mas hardware é fraco (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Especificações das duas câmeras

Tanto a câmera principal, traseira, quanto a câmera frontal do Lumia 830 agradam e fazem registros de fotos e vídeos em alta qualidade. A câmera principal é uma PureView capaz de fotografar com resolução de até 10 megapixels, com lente Zeiss, enquanto a câmera frontal faz registros de até 0,9 megapixels com uma lente grande angular, possibilitando que mais pessoas caibam na selfie.

As características capazes de agradar ao usuário não param por aí, já que a câmera principal também conta com um flash LED e sistema óptico com seis lentes. Ela também possui foco automático, estabilização de imagem óptica, para que as fotos não saiam tremidas, e zoom digital capaz de aproximar até quatro vezes o objeto fotografado.

Lumia Selfie App

Lumia Selfie ganhou novidades e agora suporta selfie automático e disparador Bluetooth (Foto: Divulgação/Windows Store)


O Lumia Selfie é um aplicativo nativo do Lumia 830 que pode até ser usado para tirar fotos com a câmera principal do celular mas, como o próprio nome sugere, é voltado para as selfies. O app possui diversos filtros para deixar suas fotos mais bonitas e também alguns efeitos, correções e ajustes, como a melhoria da imagem com um recurso no estilo HDR, que pode ser aplicado em partes específicas da foto.

Para utilizar as funções, basta tirar uma foto normalmente com o aplicativo e depois adicionar os efeitos ou correções que desejar. Outra ferramenta também disponível no Lumia Selfie é o disparador automático de fotos com a detecção do rosto, ou seja, basta posicionar o smartphone na posição que desejar e olhar para a câmera, sem se preocupar com temporizador.

Gravação de vídeos

Lumia 830 possui câmera traseira de 10MP (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Q

... ual é o celular mais resistente a quedas atualmente? Descubra no Fórum do TechTudo.

Outra vantagem da câmera do Lumia 830 é a possibilidade de fazer vídeos de alta qualidade, tanto com a câmera principal, quanto com a câmera frontal. No sensor traseiro a gravação pode ser feita com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels), já a câmera frontal é capaz de gravar vídeos em HD (720 x 1280 pixels), além de ser usada em chamadas de vídeo.

Os vídeos com o smartphone são gravados no formato MP4/H.264, possuem taxa de quadros de 30 fps e o zoom é o mesmo disponível para a fotos, capaz de aproximar o objeto em até quatro vezes. O Lumia 830 ainda conta com vários recursos para seus vídeos, como foco automático contínuo, estabilização de imagem óptica, Lumia Rich Recording com som Surround e o aplicativo Lumia Video Trimmer.

Recursos extras

Comparação entre imagens feitas com as câmeras do iPhone 5S e Lumia 830 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Além da ficha técnica com especificações satisfatórias, a câmera do Lumia 830 traz diversos recursos extras que agradam ao usuário e melhoram ainda mais suas fotos e vídeos. Entre eles, você pode contar com a estabilização de imagem, captura de imagem estática, sensor de imagem retroiluminado e a função Dynamic Flash, que permite adicionar flash após o clique, por meio de um sistema de ajuste de brilho.

O Lumia também conta com o Living Images, recurso semelhante ao Live Photos, do iPhone, que permite capturar um breve momento em vídeo de cada foto tirada, dando a elas uma aparência dinâmica, como se fosse um gif. Além disso, o smartphone da Microsoft ainda possui diversos aplicativos voltados para melhorias na câmera, que adicionam outros recursos. Com o Lumia Foto Panorâmica, por exemplo, você pode criar uma imagem panorâmica usando sucessivas fotos orientadas.

Concorrentes

A câmera do Lumia 930 é uma das melhores do mercado (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O Zenfone 5, da Asus, é um smartphone rival do Lumia 830, e, apesar de sua câmera frontal ter resolução de 2 megapixels, mais que o dobro do concorrente, a lente principal é inferior, com apenas 8 megapixels, contra 10 MP do Lumia 830. Outro rival é o Moto G 3, da Motorola, que conta com uma ótima câmera, com resolução superior ao concorrente, já que a câmera principal é de até 13 megapixels e 5 MP para a câmera frontal, além de gravar vídeos em Full HD, mesma qualidade do Lumia 830.

Porém, quem supera com folga o modelo analisado é o top de linha Lumia 930, também da Microsoft, que fez um excelente trabalho na câmera de seus dispositivos. O sucessor do Lumia 830 possui 20 megapixels de resolução, ou seja, o dobro do irmão mais novo, além de gravar vídeos em 4K, enquanto o 830 grava em Full HD. Mesmo perdendo para estes smartphones, a câmera do Lumia 830, que é mais barato, derrota facilmente outros como o iPhone 5S, da Apple.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.