Donkey Kong é a popular franquia da Nintendo protagonizada pelo carismático gorila e seus amigos em games para diversas plataformas. Muito influentes no mundo dos jogos, os títulos da série são repletos de curiosidades, fatos engraçados, referências e histórias interessantes.

Super Nintendo: confira os games com os melhores gráficos do console

Donkey Kong sempre esteve entre os games mais comentados e mais vendidos do Super Nintendo – chegaram até a lançar cartuchos especiais para campeonatos do jogo. Conheça as principais curiosidades da franquia da Nintendo.

Primeiro game chegou para substituir um jogo do marinheiro (Foto: Reprodução/Nintendo)

Substituto do marinheiro Popeye

O primeiro Donkey Kong foi lançado pela Nintendo para “preencher o vazio” deixado por um game do Popeye que estava sendo desenvolvido pela empresa. Na intenção de reaproveitar o projeto, Miyamoto trocou as figuras de Popeye e Brutus pelo gorila e encanador, que mais tarde se tornariam ícones no mundo dos jogos.

Fita especial tinha funções adicionais (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Versão especial de Donkey Kong Country

Além da versão comum do jogo, exclusivo do SNES, a Nintendo disponibilizou uma versão especial, nomeado como “Competition Cartridge” (algo como Cartucho de Competição). Dedicada para campeonatos do jogo, a fita é rara e conta com um sistema de pontuação refinado, além do limite de cinco minutos para passar cada fase.

O desgosto de Miyamoto

Grande responsável pela franquia, Miyamoto surpreendeu ao expressar sua opinião sobre os jogos da série Donkey Kong Country, que não era positiva. Segundo o lendário desenvolvedor, o game tinha mecânicas medíocres, e só fez sucesso graças a seu visual de qualidade.

Série Country não agradou Miyamoto (Foto: Reprodução/Nintendo)

Primeira aparição do Mario

Apesar de ter se tornado um dos maiores nomes no mundo dos jogos, Mario fez sua estreia na primeira versão de Donkey Kong. O encanador não tinha nome oficial, e ficou conhecido como “Jump Man”, já que saltava por plataformas para salvar a princesa no final da fase.

Processo da Universal Pictures

É difícil não enxergar as similaridades entre o primeiro Donkey Kong e o filme King Kong. Isso terminou incomodando a Universal Pictures, responsável pelo longa, que processou a Nintendo, alegando plágio.

Nintendo foi processada pela Universal (Foto: Reprodução/Universal)

Easter egg secreto

Presente na versão para Atari 400 de Donkey Kong, um easter egg só foi descoberto recentemente, 26 anos depois do lançamento oficial do game.

... Fruto da imaginação do programador Landon Dyer, a homenagem só pode ser vista depois de morrer e esperar até que o game volte para a tela inicial. Ao fazer isso, será possível ler as iniciais de Landon na parte inferior do menu.

O fim das fases aquáticas

Famosas por serem dificílimas nos games da série Country, as fases aquáticas dividiam a opinião dos fãs, e acabaram completamente cortadas das novas versões, Country Returns e Tropical Freeze. O motivo foi a falta de agilidade dos cenários, que demoravam mais que os tradicionais.

O mais vendido do SNES

Com exceção de Super Mario World (distribuído gratuitamente com cada console vendido), Donkey Kong Country foi o game mais vendido do Super Nintendo. No total, foram mais de 9 milhões de cópias comercializadas em todo o mundo.

Mario, Link e Sonic em Donkey Kong Country 2

Em Donkey Kong Country 2: Diddy Kong’s Quest, existe uma espécie de prateleira virtual, repleta de pequenos bonecos que representam os heróis do videogame. Lá é possível encontrar figuras do Mario, Yoshi, Link, Diddy Kong e até mesmo referências a Sonic (veja os sapatos do personagem na parte inferior da tela).

O console Retron 3 (NES, SNES e GENESIS) é bom? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.