O WhatsApp Web é a versão para PC do popular mensageiro móvel de celulares. O serviço online funciona como uma extensão que se conecta ao aplicativo e aos principais navegadores de Internet, como Chrome, Firefox e Safari.

Três dicas para usar WhatsApp Web no PC e no tablet se você está sem celular

No entanto, os usuários, às vezes, não conseguem se conectar ao WhatsApp Web ou têm a conexão interrompida no computador. Confira a seguir os principais motivos que podem estar causando esses problemas no mensageiro. Além disso, veja a seguir maneiras de resolver a falha no serviço.

Veja como resolver problemas no WhatsApp Web (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Problemas com a conexão do celular

O WhatsApp Web nada mais é do que um espelho da conta ativa no celular. Por isso, se você não tem uma conexão com a Internet ativa no smartphone, consequentemente, não poderá usar o WhatsApp Web. O que deve ser feito, portanto, é checar se o celular está com acesso à rede, assim como o PC. 

Confira as opções a seguir:

Se estiver conectado a uma rede Wi-Fi, vá até o roteador e veja se o LED “Internet” e “Wi-Fi” estão acesos. Se não estiverem, entre em contato com a sua operadora ou com um técnico competente para restabelecer sua conexão;

Caso o roteador esteja normal, verifique se o Wi-Fi está ativado no smartphone. O procedimento varia de aparelho para aparelho, mas, em geral, basta acessar a central de notificações e tocar no símbolo do Wi-Fi. Isso é válido para iOS, Android e Windows Phone;

Para quem estiver em uma rede móvel 3G ou 4G, verifique se a conexão de dados está ligada. Se o plano de dados estiver normal e ligado, mas, ainda assim, o usuário não conseguir se conectar, é possível que a franquia tenha acabado. Com isso, ligue para a operadora e compre um novo pacote de dados ou peça informações sobre problemas técnicos na conexão.

Problemas com a conexão do seu computador

Dessa maneira, se o computador não tiver uma conexão com a Internet ativa, não será possível usar o WhatsApp Web. Para checar se o PC está ligado à rede, tente acessar qualquer site no browser. Caso não consiga, provavelmente o usuário está sem Internet no local da rede.

Como importar conversas do WhatsApp em formato .txt? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Para verificar, vá até a barra de notificações do Windows. Se o ícone de conexão estiver com um alerta em amarelo, esse é uma aviso de falhas na Internet. Portanto, se a dúvida for confirmada - e o PC realmente estiver sem conexão -, confira os passos a seguir para tentar reconectar o dispositivo. 

Problema de conexão à internet no PC (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

O primeiro passo deve ser conferir se os cabos estão ligados corretamente. Às vezes, cabos trocados ou desconectados - ou com mau contato - podem ocasionar a falta de conexão.

Além disso, é importante conferir se as luzes “Internet” e “Sincronismo” estão ativas. Caso não estejam, ligue para a operadora de serviço e veja o que pode estar acontecendo. Às vezes,

... as empresas fazem manutenção na área, deixando o acesso temporariamente indisponível.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Mesmo depois de verificar esses detalhes, é possível que o WhatsApp Web continue sem funcionar. Por isso, confira os passos a seguir.  

Passo 1. Abra o WhatsApp Web e toque no botão "Menu", com três pontos;

Acesse o menu do Whatsapp Web (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 2. Na janela suspensa que surgir, clique em “Sair”;

Clique em Sair (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 3. Tente se logar novamente abrindo o WhatsApp no celular, acessando o menu e depois tocando em “WhatsApp Web”. Em seguida, aponte a câmera do aparelho para o código QR que está na tela do PC.

Tente fazer login novamente (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Pronto! Esses passos devem ser suficientes para que você possa voltar a usar o WhatsApp no computador.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.