O Chrome, navegador do Google, tem muitos recursos escondidos e em fase experimental que prometem melhorar a experiência do usuário. Com as funções, é possível ter um corretor automático, pausar um download e até adotar o Material Design do Android. Confira a lista completa com os dez melhores recursos experimentais escondidos no Chrome e aproveite para testar as ferramentas no seu PC. 

Google Chrome: 15 dicas para usar no PC

Para acessar o recurso, basta abrir o endereço “chrome://flags/” (sem aspas) em uma nova guia ou janela. Antes de começar, porém, tenha em mente que as funções estão sujeitas a falhas por estarem em fase de testes. Além disso, tome cuidado antes de ativar ferramentas desconhecidas.

Descubra os melhores recursos experimentais do Chrome e aproveite (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

1)Ativar corretor automático e multilíngue

O Chrome é capaz de indicar erros e correções automáticas que usuário digita através da opção “Ativar o corretor ortográfico automático”. Para quem escreve em mais de um idioma, também é possível ativar a revisão multilíngue.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Chrome pode ter correções automáticas ativadas pelo usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

2) Desativar o som de uma guia rapidamente

Já levou susto com um som repentino de uma aba ou teve sua concentração atrapalhada? Em “Ativar controle de interface do usuário de silenciamento de áudio da guia” o usuário poderá colocar a aba em mudo ao tocar no ícone de caixa de som.

Chrome tem função que desativa áudio de guia tocando no ícone de caixa de som (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

3) Rolamento suave

Se você sente desconforto ao rolar a página no Chrome, é possível suavizar o movimento. Para isso, ative a opção “Rolagem suave” e reinicie o navegador. Caso queira experimentar outro recurso, é possível também “Ativar previsão de rolagem”, que pretende melhorar o processamento da página antes que o usuário chegue até certo ponto.

... ios que sentem incômodos com o padrão (Foto: Reprodução/Elson de Souza)" height="429" width="695">Chrome oferece rolagem suave para usuários que sentem incômodos com o padrão (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

4) Permitir continuar Download

Precisa sair no meio de um download ou acelerar o carregamento de um vídeo? O Chrome oferece a pausa e a retomada da descarga por meio de um recurso experimental. Para ativar, basta acessar “Permitir a continuação do download”.

Chrome pode ter pausa e retomada de download ativadas facilmente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

5) Gerencie o carregamento de abas quando estiver offline

Quando o computador está offline, o Chrome atualiza a aba ativa assim que a conexão é restabelecida. Para desativar, basta acessar a opção “Ativar modo de autoatualização offline” e mudar a chave para Desativado. Se você gosta da função e quer estender para todas as abas, basta desativar “Somente guia visíveis de atualização automática”.

Usuário pode mudar a forma como Chrome lida com páginas em carregamento offline (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

6) Ativar Material Design

O Google também planeja levar o Material Design do Android ao Chrome em computadores. Atualmente, é possível ativar separadamente o uso do recurso na barra superior do navegador, no leitor de PDF e na página de downloads. Quem quiser ver uma prévia das configurações, podem ainda acessar “chrome://md-settings/”

Chrome pode ter Mterial Design ativado nas configurações, na barra superior e em outras áreas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

7) Mostrar configurações em uma janela separada

Atualmente, as configurações do Chrome são abertas em uma aba separada, mas isso desagrada muitos usuários. Em “Mostrar configurações em uma janela” é possível fazer com que os ajustes do navegador voltem a ser abertos separadamente em uma tela independente.

Chrome pode ter Configurações abertas em janela independente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

8) Ativar barra de extensão

O Google quer colocar as extensões em maior destaque no Chrome e planeja uma barra exclusiva para eles. Para ativar o recurso, basta localizar a opção “Ative a reformulação da barra de ferramentas da extensão”. A função ainda está em desenvolvimento, mas é possível ter uma boa prévia.

Chrome pode ter nova barra de extensões ativada pelo usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

9) Remova a confirmação de tela cheia

Um dos recursos mais incômodos para usuários é a necessidade de permitir que vídeos e apps sejam executados em tela cheia. Para desativar essa função, basta apenas ativar a opção “Interface de usuário de tela cheia simplificada / bloqueio do mouse” na lista do 'chrome://flags/".

Chrome pode ter o pedido de confirmação de tela cheia desativado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

10) Guardar senhas automaticamente

Para quem sempre guarda a senha das suas redes sociais e serviços no navegador, é possível automatizar a função e dispensar a pergunta do Chrome. Para isso, basta ativar a função “Salvar senhas automaticamente”. No entanto, é extremamente recomendado que o usuário não faça isso em computadores compartilhados ou que ofereçam qualquer risco de segurança.

Chrome não perguntará e guardará a senha do usuário automaticamente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como bloquear sites no Chrome? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.