O Uber, serviço de transporte para usuários do Android, iPhone (iOS) e Windows Phone, tem uma forma atípica de determinar o valor de suas viagens. A cobrança é estabelecida pelo preço dinâmico, que faz com que a tarifa flutue durante momentos de alta demanda. Se você é usuário do serviço e quer saber se valor ainda é vantajoso em relação ao táxi, o TechTudo explica os principais detalhes.
Uber: como funciona o app de motorista particular – O que é o preço dinâmico e como funciona? O preço dinâmico é a aplicação da famosa lei de oferta e procura pelo Uber. Ou seja, quando há mais usuários solicitando viagens do que motoristas disponíveis, o preço da corrida subirá. Quando o movimento cai e o número de passageiros é igual ou menor do que o de pilotos, a tarifa volta a cair até atingir o preço normal. Segundo o Uber, a alteração funciona como uma forma de incentivar motoristas a estarem disponíveis em horas de maior demanda.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
O que é preço dinâmico do Uber? Entenda o conceito (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)
Quando o preço dinâmico entra em vigor, o Uber passa a exibir um aviso sobre a alteração na tarifa e a variação. Diante disso, o usuário tem duas opções: aceitar a viagem mais cara ou pedir para ser notificado quando o preço cair. Se aceitar uma corrida cujo valor é mais que o dobro do preço comum, é solicitado que o usuário digite a alteração para confirmar que está ciente disso.
Uber trabalha com esquema de preço dinâmico que pode confundir usuário (Foto: Divulgação/ Uber)
Na comparação com os táxis, porém, a prática gera polêmicas. Os taxistas trabalham com o sistema de bandeira 1 e 2 definidas pelas administrações municipais. Normalmente, a tarifa comum funciona de segunda a sábado entre às 6h e 21h, enquanto a bandeira 2 é ativada durante o período noturno, domingos e feriados. Não há alterações de acordo com a demanda, mas cidades, como o Rio de Janeiro, costumam adotar tarifas mais altas durante o mês de dezembro ou em eventos.
Como cadastrar motorista e carro no Uber? Descubra no Fórum do TechTudo
Uber tem preço variável e usuário tem que confirmar alteração quando ultrapassa o dobro da tarifa normal (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
– Em quais situações o preço dinâmico é mais comum? O Uber está disponível em quatro grandes e populosas regiões metropolitanas brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizon...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.