O BlueStacks é um emulador de Android que traz aplicativos e jogos de celulares para o computador do usuário. Disponível gratuitamente, o app possui alguns truques que podem ser usados para melhorar a usabilidade e resolver problemas em programas inicialmente incompatíveis.

Como atualizar para o Bluestacks 2 e rodar Android no Windows

Confira dez dicas para rodas os apps Android no computador Windows e aproveitar o emulador no PC. É possível configurar o GPS para o Tinder, tirar screenshots, importar fotos para postar no Instagram e muito mais. 

1) Navegar na tela inicial

BlueStacks tem tela inicial com aplicativos do usuário no topo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A tela inicial do aplicativo é dividida entre sugestões de apps e os programas instalados pelo usuário. A primeira linha é a mais importante: ela traz um botão para pesquisar por novos apps e também por aqueles já instalados. Para visualizar todas as opções baixadas, basta tocar sobre o botão “+”, que funciona como a gaveta do Android em celulares. As linhas abaixo tratam-se apenas de sugestões de apps.

2) Configurar uma localização GPS para usar no Tinder e outros apps

BlueStacks pode simular atualização para que usuário use no Tinder e outros aplicativos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A nova atualização do emulador adicionou um recurso nativo que simula a localização do usuário em um ponto escolhido por ele. O recurso é ótimo para quem usa apps como o Tinder ou Google Maps, que dependem de GPS. Para ativar, basta tocar sobre o ícone de pino na barra lateral e procurar pela cidade ou local onde deseja fixar localização com um simples clique. Outra boa saída é usar o Fake GPS.

3) Girar a orientação da tela

BlueStacks pode ter orientação de tela modificada pelo usuário através de novo botão (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Por padrão, o BlueStacks exibe todos os aplicativos na orientação paisagem (horizontal) para aproveitar a tela do computador. No entanto, alguns apps acabam ficando estranhos e distorcidos, sendo preciso girar a orientação para retrato (vertical). Para fazer isso na nova versão do emulador, basta tocar no primeiro botão da barra lateral para girar a tela. As chances de que a função funcione são maiores quando o usuário gira primeiro a tela inicial e depois abre o app desejado.

4) Criar uma conta no BlueStacks e sincronizar as configur

... ações
BlueStacks pode ter dados sincronizados a partir de conta do serviço (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Além de configurar sua conta do Google, o usuário pode criar um cadastro no BlueStacks para sincronizar dados do emulador. Assim, caso seja necessário reinstalar o programa no Windows, as configurações serão mantidas e o usuário não precisará repetir diversos passos da instalação do aplicativo. Para criar uma conta, basta acessar o app “Meu BlueStacks”, ou abrir as configurações do sistema.

5) Tirar um print no app emulado

BlueStacks traz nova função que faz print de tela do aplicativo aberto (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Outra função popular em smartphones adicionada ao BlueStacks é a possibilidade de fazer um screenshot da tela com o aplicativo aberto. Para fazer isso, basta tocar no botão de câmera da barra lateral. O emulador vai perguntar se o usuário deseja compartilhar em uma rede social ou salvar no Windows.

6) Copiar e colar em apps

BlueStacks pode ter orientação de tela modificada pelo usuário através de novo botão (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se você deseja copiar o conteúdo de um app e colar em outro, o BlueStacks traz atalhos com essas funções. Para fazer isso, basta selecionar o conteúdo e clicar no sétimo botão da barra lateral para copiar. Feito isso, abra o app que você deseja colar e toque no botão logo abaixo.

7) Desinstalar um app

BlueStacks pode ter aplicativo desinstalado nas configurações do sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se o usuário deseja remover um app do emulador, basta abrir as configurações do software e tocar sobre a opção “Aplicativos”. Feito isso, basta escolher o programa que deseja retirar e clicar sobre o botão “Desinstalar” na página com informações sobre o app.

8) Importar fotos e outros arquivos para usar em apps do Android

BlueStacks pode ter arquivos importados pelo usuário para usar no Instagram e outros apps (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para publicar uma foto do computador no Instagram ou outro aplicativo, é preciso importá-la antes. Para isso, toque sobre o ícone de pasta, o sexto da barra lateral, e procure o arquivo que deseja abrir no emulador. Em seguida, o BlueStacks vai mostrar os aplicativos compatíveis com o conteúdo importado para que o usuário escolha o que deseja fazer.

9) Procurar um app na Play Store

Usuário pode pesquisar apps na Play Store através de atalho no BlueStacks (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para achar um aplicativo na Google Play Store, basta tocar sobre o ícone de lupa na tela inicial e digitar o nome da opção desejada. Caso este não apareça, basta tocar sobre o botão “Procurar no Play [nome do app pesquisado]“. O BlueStacks abrirá a loja e o usuário poderá navegar normalmente.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

10) Simular gestos em jogos e apps

BlueStacks permite a configuração de atalhos para simular gestos na tela do aplicativo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usar o BlueStacks com mouse não é das tarefas mais fáceis. No entanto, é possível configurar atalhos de teclado para simular gestos na tela. Para isso, toque sobre o botão de controle e escolha entre as opções que deseja simular: deslizar dedo na tela, zoom com pinça, inclinar, entre outros. O emulador pode ainda simular movimentos do celular ao tocar sobre o segundo botão da barra lateral.

Por que não consigo instalar o BlueStacks? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.