HDs consistem em discos magnéticos girando em altas velocidades e isso significa que eles normalmente geram algum ruído. Contudo, há situações em que barulhos estranhos devem servir de alerta ao usuário porque indicam que o dispositivo está com problemas sérios em seus mecanismos. O uso prolongado de HDs nessas situações pode agravar o problema e comprometer a saúde da superfície em que os seus dados estão armazenados. Como detectar erros no disco rígido? No tutorial, você vai conhecer alguns métodos para identificar a origem dos ruídos, determinar se eles são normais ou representam indícios de problemas. Também vai ficar por dentro de dicas importantes para não comprometer a integridade dos seus dados.
Saiba como identificar ruídos estranhos e suas possíveis causas (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)
Antes de analisarmos possíveis causas e soluções, tenha em mente que HDs não devem fazer barulho. Um disco rígido que está se comportando de forma anormal e produzindo ruído durante o uso, pode ser usado por mais algum tempo. Medidas paliativas podem estender um pouco sua vida útil, mas, via de regra, HDs que começam a fazer barulho não melhoram, só pioram com o tempo. Se o seu está nesse estágio, encare a situação com cuidado e realize backups de seus dados.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone Passo 1. A primeira precaução é determinar saúde do disco. Para isso, execute algum aplicativo de diagnóstico para HDs, como o HD Tune Pro. Esse programa vai examinar o dispositivo e, caso encontre problemas, você já terá indícios de que o ruído pode estar relacionado a esses erros.
Use aplicativos de diagnóstico, como o HD Tune Pro, para procurar erros no seu HD (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Passo 2. Caso o software encontre erros como “bad blocks” dentro do seu HD, execute programas que são capazes de corrigi-los (além do HD Tune Pro, considere o Hirens BootCD como opção para essa tarefa). Em alguns casos, eliminando os bad blocks, o disco rígido pode parar de fazer barulho.
Pontos vermelhos simbolizam blocos defeituosos no HD (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Passo 3. Se o diagnóstico não encontrou nada de errado, ou se mesmo corrigindo bad blocks seu disco ainda faz barulho, há outras possibilidades para se eliminar os ruídos.
Certifique-se de que o HD está instalado de forma correta no gabinete (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)
Abra seu computador e verifique se os parafusos que fixam o HD no ...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.