Bloquear um site na Internet é uma atitude radical no seu PC, mas que pode por ponto final a diversas ameaças e potenciais problemas online. Seja através de plugins, códigos ou webapps, é possível bloquear endereços de diversas maneiras para proteger seus filhos, impedir distrações no computador da empresa, entre outas situações. Para te ajudar nessa tarefa, o TechTudo preparou um especial com 10 soluções.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Saiba como bloquear sites no computador com dez maneiras infalíveis (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

- Edite o arquivo Hosts do seu computador

O Hosts é um arquivo especial do sistema que pode bloquear o acesso a determinados websites em todos os navegadores. Para acessá-lo, abra o Bloco de Notas em modo administrador e clique nas opções “Arquivo” seguido por “Abrir”.

Na janela que se abre, siga o endereço “C:\Windows\System32\Drivers\Etc” para acessar a pasta “etc”. Por fim, coloque a visualização em “Todos os arquivos” para abrir o Hosts.

Arquivo Hosts do Windows pode ser usado para bloquear sites (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

No arquivo Hosts, é preciso localizar o número do localhost no fim da página. Para bloquear um site, basta então inserir a numeração no final do arquivo, seguido pelo endereço do site. Por exemplo, 127.0.0.1 www.facebook.com. Feito isso, basta salvar. Se quiser conferir detalhes com mais imagens, veja com bloquear sites no hosts.

Alguns usuários, porém, relataram que a página bloqueada no arquivo Hosts continua sendo aberta a partir do Google. Para resolver isso, é possível usar outras soluções, como as apresentadas a seguir.

- Personal Blocklist

Personal Blocklist bloqueia pesquisas no Google caso o Hosts não funcione (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Para quem está querendo bloquear sites no resultado do Google, uma boa saída é o Personal Blocklist. Com essa extensão, usuários poderão um domínio diretamente da página do buscador, impedindo que o resultado volte a aparecer. Além disso, é possível restringir o acesso com o site aberto, através do atalho do app. Confira como bloquear um site dos resultados de buscas.

- Adicione uma conta de família do Windows

Conta de família do Windows 10 pode impedir que crianças acessem qualquer website (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se você tem crianças e pretende restringir ao conteúdo que ela acessa aos computadores, basta adicionar um membro de família como criança em Configurações > Contas > Família e outros usuários “Adicionar um membro da família”, fornecendo uma conta da Microsoft. Feito isso, será necessário que a pessoa aceite o convite para ingres

... sar na família. Ao fim, será possível gerenciar jogos e sites liberados aos usuários no endereço “account.microsoft.com/family”.

- Productivity Owl

Productivity Owl bloqueia sites no Chrome e tem nível de confiabilidade (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se você está querendo focar no trabalho ou quer se afastar por um tempo das redes sociais, o Productivity Owl é uma extensão ideal para o seu Chrome. Com ela, é possível determinar o bloqueio de sites por momentos e dias específicos, o que pode livrar sua jornada de trabalho. Além disso, a extensão conta com um sistema que mede o respeito do usuário às suas próprias restrições.

- LeechBlock

LeechBlock para Firefox bloqueia grupos de sites no navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Quem utiliza o Firefox pode optar por outra extensão: a LeechBlock. Um grande diferencial dela é o trabalho com conjunto de sites bloqueados. Assim, o usuário pode determinar bloquear apenas as redes sociais por um momento, depois os sites de vídeo ou feed de notícias. Caso você esteja bloqueando o computador de outra pessoa, é possível configurar uma senha para liberar o acesso.

- Usuário supervisionado do Chrome

Chrome tem usuário supervisionado que pode ter acesso limitado a sites (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Uma boa dica nativa para o Chrome é a criação de um usuário supervisionado no navegador. Nele, além de bloquear sites, o interessado pode também receber relatórios das páginas acessadas pelo usuário fiscalizado. Para ativar, basta acessar o menu Configura > Pessoas > Adicionar Pessoa e marcar a caixa “Controlar e ver os websites que essa pessoa visita com o e-mail…”. Para mudar as configurações, basta selecionar o usuário e gerenciar a permissões do mesmo.

- Bloqueie diretamente no roteador

Sites podem ser bloqueados diretamente no roteador para impedir acesso em outros dispositivos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se você quer ser radical e bloquear um site em todos os dispositivos conectados à sua Internet, basta bloqueá-lo no seu roteador. Para isso, abra o endereço 192.168.1.1 no navegador e digite a senha do seu modem. Feito isso, procure pela opção “Security”, depois por “URL Filter” e adicione o site que quer bloquear. O caminho pode variar de acordo com o modelo do modem, mas costuma seguir o mesmo padrão.

- Mindful Browsing

Mindful Browsing pode ser usado no Chrome e Safari para Windows ou Mac OS (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se você utiliza o Chrome ou o Safari, uma boa alternativa é o Mindful Browser. Com ele, é possível bloquear os sites tanto no Windows como no Mac em poucos passos. Diferente de opções que impedem definitivamente, essa extensão oferece o acesso por tempo determinado e permite que o usuário proponha alternativas, como dar uma caminhada, ver outro conteúdo, entre outros. A ideia é fazer com que o internauta tome melhores atitudes.

- Any Weblock

Any Web Bock é um programa que bloqueia site em todos os navegadores (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O Any Weblock promete ser uma saída para todos os navegadores do PC, em especial aqueles que não tem ferramentas de bloqueio, como o Edge, Internet Explorer e o Opera. Ao iniciar, é possível criar uma senha para que somente você tenha acesso aos sites bloqueados. Em seguida, adicionar as páginas a serem bloqueadas no botão “Add” e aplicar as alterações.

- Tabminder

Tabminder permite que usuários acessem sites por tempo limitado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Com uma proposta um pouco diferente, o Tabminder permite que o usuário acesse seus sites por tempo limitado. Com ele, por exemplo, é possível determinar um tempo máximo de 10 minutos para acessar o Facebook, Twitter e outras páginas distrativas com um simples clique no ícone do app. Ao fim do tempo, a extensão bloqueia a página automaticamente e pergunta se o usuário deseja reiniciar a navegação.

Como bloquear sites com o Avast? Veja dica no Fórum do TechTudo e pergunte.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.