É quase Facebook, mas não é. O Facebooque nunca foi rede social, mas é azul, tem domínio .com.br e funciona como um site de classificados, com compra e venda de produtos usados. O Facebook quer o Facebooque fora do ar, acusa cópia e aproveitamento da sua marca, fruto de um sucesso meteórico em dez anos. Mais que isso, quer a aplicação de uma multa de US$ 100 mil, baseada nas leis dos Estados Unidos. Por aqui, o processo segue esquentando, com o Facebooque acusando o gigante Facebook de intimidação.

Facebook exclui perfis brasileiros com 'nomes estranhos'O dono também não é o americano Mark Zuckerberg, e sim um brasileiro, Paulo Roberto Mendes. E a história é parecida com a do Faceglória, rede social cristã, criada por evangélicos no Brasil, que surfa na onda do "site Face". Este, presta exatamente o mesmo serviço, tem visual também muito parecido e termos de uso para lá de curiosos.
Facebook na tela, o original, detentor da marca da rede social (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)
Registro BR e INPI
Mendes, que responde pela PRM Comercio de Informática e Serviços (criadora do site), começa sua defesa dizendo que tem um registro legítimo feito no Registro.br (empresa que registra os domínios para websites no Brasil). “Quando fomos acionados, questionamos o Registro BR. Disseram que todo nome liberado por eles não tem nenhum vínculo com nenhuma marca existente”, disse. 
Questionados pelo TechTudo, tanto o Registro.br (que trabalha com registros de nomes de domínios .com.br) quanto o INPI informaram que ter um documento com a marca/nome não automatiza o processo de posse. Ou seja, ambos estão sujeitos a protestos por parte dos reais detentores das marcas e são julgados por instituições e especialista, antes de ser batido o martelo. Ao INPI, no dia 9 de janeiro, o Facebook enviou um documento pedindo o deferimento da marca com "QUE".
“O sucesso meteórico do site Facebook é tão impressionante, que, com menos de dez anos de existência, seu criador já foi considerado ‘Pessoa do Ano’ pela revista Time Magazine e já foi, inclusive, feito um filme indicado ao Oscar contando a história sobre a sua criação: A Rede Social”, argumentam.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
A rede social americana com mais de 1,4 bilhão de usuários considera que a marca registrada no Brasil seja uma cópia, citando que foneticamente as duas são iguais com objetivo de confundir o usuário. Além disso, esteticamente, os sites ...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.