O Windows 10 ganhou uma nova central de notificações para facilitar a vida de quem usa muitos aplicativos no sistema operacional. Nela, é possível ver todos os alertas das suas redes sociais e serviços de mensagens como Facebook e Skype, bem como configurar botões para ações rápidas. Se você deseja aprender como utilizar a ferramenta de notificações automáticas, o TechTudo reuniu 10 dicas para usar melhor a central de Ações do Windows de ficar por dentro de tudo que rola no seu computador.

20 dicas para Windows 10

1) Acessa da maneira que preferir

Central de Notificações do Windows 10 pode ser aberta de diferentes maneiras pelos usuários (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A central de notificações do Windows 10 pode ser acessada de três formas. A primeira é clicar com o botão esquerdo do mouse no balão próximo ao relógio. Outra é usar o atalho do teclado “Botão Windows + A”. Já quem tem computador com toque pode deslizar o dedo no canto direito da tela.

2) Como descobrir se há uma nova notificação

Windows 10 mostra ícone de notificação de diferentes formas dependendo da presença de alertas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O Windows indica ao usuário quando há ou não uma notificação nova na central. Para isso, basta observar o botão de balão na parte inferior da tela. Se ele estiver preenchido, há novos alertas; caso contrário, o usuário já leu todo o conteúdo dos seus apps.

3) Como personalizar os botões de ações rápida

Windows 10 tem central de notificações personalizável e com botoes expansíveis (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Inspirada em celulares, a barra de notificações do Windows traz um conjunto de botões rápidos para configurações do sistema e que podem ser modificados. Para isso, vá até as “Configurações do Sistema > Sistema > Notificações e Ações” e altere os quatro botões de acordo com a sua vontade. Caso queira ver todos os botões, toque em sem se preocupar com limites “Expandir”.

4) Expanda uma notificação e a leia por completo

Central de notificações do Windows 10 pode ter alertas expandidos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

E-mails e notificações de redes sociais costumam ser extensas, sendo cortadas pelo sistema. Para resolver isso, tudo o que o usuário precisa é colocar o mouse sobre a notificação e clicar sobre uma seta para baixa para abrir a not

... ificação. Ainda há certo limite de caracteres, mas há mais espaço para a leitura.

5) Como limpar uma notificação ou todas de uma vez

Windows 10 pode ter notificações limpas individualmente ou em conjunto (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Com o tempo de uso, a central de notificações fica lotada de alertas e o usuário precisa fazer uma limpeza na área. A primeira opção para isso, é eliminar a entrada individual,, tocando no botão de “X” sobre o canto do alerta. Caso queria remover tudo, basta tocar sobre o botão “Limpar tudo” no topo da tela. Se o seu computador tiver tela sensível ao toque, também é possível limpar a central com gestos.

6) Como escolher os apps que podem ou não exibir notificações

Windows 10 pode ter central de notificações personalizada com a eliminação de apps (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Outra boa forma de evitar o congestionamento da central é escolher quais apps podem enviar alertas ao usuário. Para fazer isso, acesse”Configurações > Sistema > Notificações e Ações” e role a página até que “Mostrar notificações destes aplicativos apareça”. Feito isso, toque na chave à direita do app para ativar ou desativar os alertas deles.

7) Como personalizar as notificações de cada app

Usuário pode escolher o que cada app pode exibir nas notificações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O Windows oferece ainda a escolha de detalhes sobre como cada notificação é exibida. Ainda na tela da dica anterior, toque sobre um dos apps para personalizar os alertas sobre ele. É possível escolher se eles serão mostrados na barra de notificações (perto do relógio), na central de ações, se serão privados em tela de bloqueio ou se emitirá som.

8) Como evitar notificações em momentos inoportunos

Windows 10 pode esconder notificações em apresentações e apps de tela cheia (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já levou um susto com um som do Windows enquanto apresentava um slide do PowerPoint ou outro aplicativo? O sistema da Microsoft permite que o usuário desative esse incômodo. Basta acessar “”Configurações do Sistema > Sistema > Notificações e Ações” e ativar a opção “Ocultar notificações durante apresentação”;

9) Impeça ou personalize notificações na tela de bloqueio

Tela de bloqueio também pode ter notificações personalizadas no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Ainda nas configurações da dica anterior, é possível ativar se o Windows exibirá ou não suas notificações em tela de bloqueio. Caso queira permanecer, é possível personalizá-las em “Configurações > Personalização > Tela de bloqueio”. O Windows permite a configuração de um aplicativo com status detalhado e mais longo e outros com status rápidos e apenas ícones.

10) Remova a transparência para melhorar o desempenho ou leitura

Windows 10 pode ter transparência da central de notificações removidas para melhorar desempenho (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se o seu computador demora para abrir as notificações ou você não consegue ler as informações corretamente, é possível desativa o efeito de transparência da área. Para isso, acesse “Configurações > Personalização > Cores” e desative a opção “Deixar o menu Iniciar, a Barra de Tarefas e a Central de Ações transparentes”. Feito isso, haverá a barra se tornará sólida.

Atualização do Windows 10 funciona em PC com software pirata? Veja no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.