Em 1972, com o lançamento do Magnavox Odyssey, tem início a primeira geração de consoles de videogames voltados para o uso doméstico. De lá para cá, já são oito gerações de hardware cobrindo o período de 43 anos com muitos destaques e histórias para contar. Entre crises e evoluções, cada uma dessas gerações tem vencedores e neste texto você conhece um pouco dos consoles que construíram a história dos videogames.

Leia o review completo de Super Mario Maker, o editor de fases para Nintendo Wii U

A lista traz detalhes dos campeões de venda de cada uma das sete gerações passadas. A oitava geração, vale lembrar, não entra na nossa lista porque ela ainda não acabou: PS4, Xbox One e o futuro console da Nintendo ainda vão se engalfinhar nessa batalha por mais alguns anos.

Conheça os videogames mais bem sucedidos em cada uma das sete gerações anteriores (Foto: Montagem/Filipe Garrett)

1ª geração: Magnavox Odyssey e Nintendo Color TV Game

Os primeiros consoles eram máquinas bastante rudimentares e simples. Grande parte deles se limitava a adaptar o game Pong para os televisores domésticos.

Magnavox Odyssey marcou a primeira geração de consoles (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Nessa infância do videogame doméstico, os grandes destaques foram o próprio Magnavox Odyssey, que somou 330 mil unidades vendidas nos Estados Unidos, e o Nintendo Color TV Game, com três milhões de aparelhos vendidos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Os números podem parecer tímidos, mas vale lembrar que esses consoles inauguraram um mercado que não existia e, em alguns casos, não eram nada baratos: o Odyssey era vendido por US$ 100 em 1972, valor que corrigido a níveis atuais se traduz em aproximadamente US$ 550.

2ª geração: Atari 2600

Nessa era, os consoles de videogame começam a ganhar os contornos que conhecemos hoje como funcionalidades básicas. O uso dos cartuchos de jogos, que permitem acesso a diversos títulos diferentes num mesmo console, tornam-se bastante populares em contraste com os aparelhos que rodavam apenas Pong, da geração anterior.

Atari 2600 atingiu 30 milhões de unidades vendidas em todo o mundo (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Quem melhor capitalizou esse novo formato foi o primeiro Atari, lançado em 1977, e que se tornaria o primeiro grande sucesso da indústria, coletando 30 milhões de unidades vendidas. O console destruiu a concorrência porque oferecia gráficos superiores e, em virtude do hardware mais evoluído, dava aos desenvolvedores mais liberdade para criar jogos mais inovadores.

Mas a grande sacada por trás do enorme sucesso do Atari no fim da década de 1970 e durante a primeira metade dos anos 1980 era o fato de que a empresa detinha direitos de exclusividade na adaptação de

... jogos arcades de sucesso, que atraiam multidões aos fliperamas. Na época, a perspectiva de poder jogar Frog, Centipede ou Space Invaders na sala de casa dava ao Atari 2600 uma grande vantagem em relação a tudo que a concorrência oferecia.

3ª geração: Nintendo (NES)

Essa fase na história dos videogames começou em 1983, quando a Nintendo apresentou o NES. Também conhecida de geração 8 bits, esse período viu o primeiro capítulo da guerra entre Nintendo e Sega e o surgimento de algumas lendas que resistem até hoje, como Super Mario, Sonic, Donkey Kong, Zelda e Mega Man.

O "Nintendinho", como acabou conhecido no Brasil, foi o primeiro console de grande sucesso da Nintendo (Foto: Reprodução/Wikipedia)

O Nintendo somou um total de 62 milhões de vendas em todo o mundo, contra apenas 14,8 milhões do segundo colocado, o Master System.

Os principais motivos que deram a vitória à Nintendo foram a criação de uma biblioteca de títulos próprios de grande apelo, além de um programa de licenciamento de games bastante restritivo aos competidores.

4ª geração: Super Nintendo

Mega Drive e Super Nintendo são lançados em 1988 e 1990, respectivamente, e protagonizam um novo capítulo na história dos videogames. Nesse segundo round, embora a luta tenha sido mais igual, o vencedor foi, novamente, um console da Nintendo.

Super Nintendo, ou SNES, marcou época e superou o Mega Drive, da Sega (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

A vitória SNES é explicada pelo fato de que o console tinha capacidade gráfica e de áudio um pouco superior ao que o Mega Drive oferecia. Outro motivo apontado para explicar a dominância é o sucesso dos games desenvolvidos pela própria Nintendo em cativar uma audiência mais infantil.

O Super Nintendo colheu os frutos plantados pelo antecessor para sair vitorioso com um total de 49 milhões de unidades vendidas no mundo. O Mega Drive chegou em segundo com 40 milhões de consoles.

5ª geração: PlayStation

A geração liderada pelo primeiro PlayStation marcou a popularização do formato de CDs, a chegada dos jogos com mundos em três dimensões nos consoles e o aumento da qualidade gráfica permitido por chips que permitiram principalmente PSOne e Nintendo 64 a reproduzir mais de 16 milhões de cores.

O primeiro PlayStation popularizou o uso de CDs como mídia (Foto: Reprodução/Wikipedia)

O vitorioso foi o PlayStation. Lançado em 1994, o primeiro console da Sony ganhou larga vantagem sobre o Saturn da Sega por ser mais amigável ao desenvolvimento de jogos em três dimensões. Na disputa contra o N64, o triunfo do PSOne era o uso de CDs, mídia mais barata que os cartuchos e o fato de ter chegado ao mercado bem antes (N64 seria lançado apenas em 1996).

No fim das contas, venceu o PlayStation com 102 milhões de unidades. O Nintendo 64, em segundo lugar, ficou bem atrás, com 32,9 milhões de videogames vendidos no mundo todo.

6ª geração: PlayStation 2

A geração que foi inaugurada pelo Dreamcast acabou tendo como vencedor absoluto o PlayStation 2 com esmagadores 153 milhões de unidades comercializadas diante do Xbox, com apenas 24 milhões.

150 milhões de unidades fazem do PS2 o videogame mais vendido da história (Foto: Reprodução/Wikipedia)

O ponto interessante dessa geração e que seria, em certa medida, repetido na seguinte, é que o PlayStation 2 atingiu todo esse sucesso mesmo sendo tecnicamente inferior ao Xbox e até mesmo ao GameCube.

Contudo, o sistema da Sony era mais fácil de desenvolver, oferecia compatibilidade com a enorme biblioteca de títulos do PSOne, reproduzia DVDs e, para muita gente que já possuía um PlayStation, foi um upgrade natural. Na corrida da sexta geração, a Sony saiu na frente por ter vencido de forma esmagadora a anterior.

7ª geração: Nintendo Wii

Nem PS3, nem Xbox 360. O console mais bem sucedido da geração é o Nintendo Wii. Até janeiro desse ano, o produto da Nintendo contava com 101 milhões de unidades comercializadas no mundo contra 84 milhões do Xbox 360 e 80 milhões de PlayStation 3.

Inovação dos controles por movimento deram vantagem ao Wii na geração anterior (Foto: Divulgação/Nintendo)

O Wii capitalizou todo esse sucesso em cima da novidade de controles por movimento, atraindo uma grande massa de consumidores que não eram necessariamente gamers. Dessa forma, o Wii acabou se tornando parte da vida de pessoas que não exigiam gráficos de última geração e que não faziam questão de jogar os grandes lançamentos disponíveis nos rivais.

Além disso, contando com as séries de jogos exclusivos da Nintendo, o Wii manteve a fiel base de consumidores dos consoles japoneses bem servida, com uma série de jogos derivados de Mario e outras franquias de sucesso.

O console Retron 3 (NES, SNES e GENESIS) é bom? Opine no Fórum do TechTudo.

Via The Economist



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.