O Gmail é um serviço apresenta ao usuário boas opções durante a composição de um novo e-mail. Saber utilizar todas as funções de formatação é muito importante para organizar as suas ideias em uma mensagem de forma bastante clara. As alternativas oferecidas no serviço são similares as que encontramos em editores de textos como o Microsoft Word, por exemplo. Para que você saiba como utilizá-las, criamos uma lista com as seis melhores dicas de edição e formatação de texto no Gmail.

Assinatura de e-mail: 8 dicas para criar uma que vai ser so sua

Gmail: seis dicas de edição e formatação para um novo e-mail (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

1) Tipo e tamanho de fonte

Opções para formatação de texto do Gmail (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Em um novo rascunho, clique sobre o ícone da letra “A” ao lado do botão enviar para que sejam exibidas as opções de formatação, como mostra a imagem acima. Nesse momento, você poderá escolher um tipo de fonte e, ao lado, definir o tamanho dos caracteres no ícone “tT”. Há outras opções, como letras em negrito e sublinhadas que também podem ser utilizadas para destacar palavras ou frases em um texto.

2) Inserindo listas no corpo do e-mail

Inserindo listas no corpo de um e-mail com o Gmail (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Utilizar as opções de listas também pode ajudar a organizar ideias em uma mensagem. Você pode escolher por listas numeradas ou listas pontuadas. Ambas podem ajudar a organizar sugestões, ideias listas de compras, listas de música ou felicitações de aniversário. Tais ferramentas são úteis para e-mails no trabalho e, até mesmo, em conversas com amigos.

3) Removendo a formatação de um texto

Função para remover a formatação de um texto no Gmail (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Sabe quando copiamos um texto de um arquivo ou página da internet e colamos ele no corpo de um e-mail? Pois é. Normalmente, esses textos são inseridos com a formatação original utilizada no local de origem. Dessa forma, uma importante função pode ajudar a deixar a citação com a mesma formatação que a mensagem que está sendo produzido. Para isso, basta selecionar o texto colado e clicar no ícone “Tx”, última opção à direita das ferramentas de formatação de texto.

4) Inserindo arquivos do Google Drive

Buscando arquivos do Google Drive para anexar e
... m um e-mail (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Você pode usar o Gmail para anexar em um e-mail fotos e outros documentos salvos no Google Drive. A comunicação com o serviço na nuvem do Google é garantido no momento em que você entra no Gmail. Para isso, basta clicar sobre o ícone do Drive na parte de baixo da tela de rascunho para escolher o arquivo a ser anexado.

5) Inserindo emojis no texto

Inserindo emojis no corpo de um e-mail pelo Gmail (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Os divertidos emojis também estão presentes no Gmail. Através deles, você poderá exibir emoções e adicionar ícones com desenhos divertidos. O funcionamento é simples: basta clicar sobre o ícone de “smile” para abrir a tela de emojis e clicar sobre o que deseja utilizar. Note que eles estão organizados em tipos de desenhos em abas no topo da tela.

6) Colorindo o texto

Opções para colorir um texto no Gmail (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Clique sobre o ícone da letra “A” sublinhado para ver as opções para colorir um texto no Gmail. Através dessa função, você poderá alterar todo os esquema de cores de uma mensagens ou apenas de uma palavra ou frase. Note que são duas opções: cor do plano de fundo e cor do texto. A primeira altera o fundo dos caracteres com uma das cores disponíveis, enquanto a segunda muda a cor dos caracteres. O resultado pode ser um texto colorido ou palavras ou frases importantes apresentadas em cores diferentes ao resto da mensagem.

Aproveite as dicas para dominar a formatação e usar mais recursos oferecidos pelo Gmail.

Gmail: como trocar o endereço de e-mail? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.