Golden Axe é uma das séries mais famosas da Sega. Lançada inicialmente nos fliperamas, a saga gerou três títulos principais e alguns spin-offs, que eram um pouco diferentes mas igualmente divertidos. Seu estilo de jogo de “pancadaria 2D” agradava pela temática medieval e jogabilidade viciante. Confira curiosidades da franquia:

Aprenda como jogar games de Mega Drive no PC gratuitamente

Nasceu nos fliperamas

Como citamos, Golden Axe não nasceu no Mega Drive, ao contrário do que muitos jogadores podem pensar. O primeiro jogo saiu em junho de 1989 nos arcades e só no final do mesmo ano foi aparecer no Mega Drive, primeiro no Japão e depois nos Estados Unidos.

Golden Axe fez sucesso nos fliperamas e consoles (Foto: Divulgação/Sega)

A versão caseira manteve quase todos os elementos do que foi visto no fliperama, apenas com gráficos um pouco inferiores. Além disso, a edição de Mega Drive continha um final inédito, novo modo multiplayer e cenário extra. Nada mal para quem esperou para jogar em casa.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Participações especiais

Os personagens de Golden Axe participaram de outros games da Sega ao longo de suas “carreiras”. No jogo Alien Storm, também de fliperama e de 1990, o trio de heróis Ax Battler, Gilius Thunderhead e Tyris Flare podem ser vistos dentro de uma TV, ao longo dos cenários, como participação especial.

Gilius Thunderhead em Sega Racing (Foto: Divulgação/Sega)

Já games comemorativos como Sega Superstars Tennis e Sonic & All-Stars Racing Transformed trazem o anão Gilius Thunderhead como personagem jogável. Ax Battler e Tyris Flare, por outro lado, aparecem como personagens controláveis na edição especial de Die Hard Arcade lançada apenas no Japão.

Filme e série de TV

De acordo com o site norte-americano Variety, especializado em cinema, Golden Axe pode virar filme ou série de TV em breve. Em 2014, a Sega firmou parceria com o produtor Evan Cholfin para levar alguns de seus jogos para as telonas, ou telinhas.

Já pensou em um filme de Golden Axe? (Foto: Reprodução/Boris Vallejo)

Golden Axe foi um dos jogos citados entre as possibilidades do que poderia sair desta parceria, assim como Virtua Fighter e Shinobi. Porém, nenhuma novidade foi divulgada desde então, por isso o projeto está em pausa.

Criador de clássicos

Makoto Uchida, game designer que criou a série Golden Axe, também foi o responsável por outros grandes clássicos da Sega, como Altered Beast, Alien Storm, Wing War, Alien Front e Die Hard Arcade. Makoto é japonês, mas atualmente trabalha na divisão chinesa da Sega, como suporte de desenvolvimento.

Makoto Uchida, criador de Golden Axe, também criou Al
... tered Beast (Foto: Divulgação/Sega)

Além disso, Makoto Uchida já declarou que sua principal inspiração para a criação de Golden Axe estava nos filmes, livros e quadrinhos da série Conan – mas isso não parece ser um grande segredo, já que as semelhanças entre Ax Battler e o herói Conan são muitas.

Proibido para o ocidente

Você pode não saber, mas Golden Axe 3 “nunca” foi lançado no ocidente. Considerado como o pior da série, o jogo saiu em 1993 no Japão e a Sega optou por não lançá-lo nos EUA. Mais tarde ele saiu como título de download no Sega Channel, serviço online da produtora exclusivamente disponível nos Estados Unidos, mas sem alarde e sem versão física.

Golden Axe 3 ficou longe do ocidente por ser considerado ruim pela Sega (Foto: Divulgação/Sega)

Segundo a antiga revista norte-americana EGM, a própria Sega considerou o trabalho feito em Golden Axe 3 ruim, com gráficos mal feitos e jogabilidade travada. Por isso optou por, inicialmente, não lançar o game no ocidente para não prejudicar a popularidade da série.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Opine no Fórum TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.