A substituição da marca Motorola por "Moto by Lenovo”, anunciada na última quinta-feira (8), fechou um capítulo da história de uma das fabricantes mais tradicionais na categoria de celulares. A partir de agora, os fãs vão ter que se acostumar com o nome da chinesa Lenovo nos próximos smartphones da marca. 
Fim da Motorola: veja o que muda nos smartphones 'Moto by Lenovo'
Criadora do primeiro celular do mundo, o DynaTAC, a empresa é responsável por sucessos como o Star TAC, Razr V3 e os mais recentes Moto G, Moto X, além de suas variações, como Moto X Play e Moto X Style. Relembre os aparelhos mais marcantes da Motorola na lista a seguir. 
Motorola chegará ao fim no mercado de smartphone após ser líder mundial na década de 90 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)
DynaTAC (1974): O precursor dos celulares Nos primórdios das telefonia celular, os aparelhos não eram nada portáteis e tinham que ser carregados nos porta-malas dos carros. Isso começou a mudar a partir de 1974, quando o ex-funcionário da Motorola Martin Cooper revelou o primeiro telefone realmente portátil do mundo: o DynaTAC, com impressionantes 33 cm de altura, 4,5 cm de largura e 8,9 cm de espessura, além do peso de 794 gramas.
Motorola DynaTAC 8000 foi o primeiro celular verdadeiramente portátil do mundo (Foto: Divulgação/Motorola)
O aparelho, porém, demorou 10 anos para chegar às lojas. O DynaTAC 8000X contava com um pequeno visor LED, memória para 30 números e uma bateria que não chegava a oito horas em modo de espera. Apesar disso, foi considerado revolucionário na época. MicroTAC (1989): A inspiração para os celulares Flip
MicroTAC inspirou os celulares de flip com microfone que se dobrava sobre teclado (Foto: Wikimedia/Creative Commons)
Poucos anos após lançar o DynaTAC 8000X, a Motorola surpreendeu os consumidores com o MicroTAC. Nele, o microfone que captava voz durante chamadas podia ser dobrado sobre o teclado, algo inédito na época. Por isso, o telefone é considerado fonte de grande inspiração para o surgimento e popularização dos aparelhos com flip.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone. Motorola PT-550 (1990): o primeiro celular vendido oficialmente no Brasil
Motorola PT-550, lançado em 1990, foi o primei (Foto: Divulgação/Motorola)
A história da Motorola também se mistura com a da telefonia celular no Brasil. O PT-550, lançado pela empresa em 1990, foi o primeiro dispositivo a ser comercializado no país. O telefone...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.