As layers ou camadas do Adobe Photoshop, são elementos que podem passar despercebidos no editor, mas são muito importante. Com elas, o usuário pode dar um toque especial nas imagens ou até evitar de arruinar o trabalho. O TechTudo reuniu dicas completas sobre as funcionalidades do programa de edição de fotos. Confira:

Três dicas para fazer o Photoshop ficar mais rápido

1 – O que são as Layers?

As camadas do Photoshop, como o próprio nome sugere, podem ser usadas para separar elementos diferentes de uma fotografia no editor. Isso inclui o plano de fundo, imagens coladas, textos, figuras no programa, entre outras coisas. Um modo mais simples de entender as camadas é lembrar os ingredientes de um hambúrguer, por exemplo, que são adicionados um em cima do outro para formar o resultado final.

Camadas do Photoshop são elementos que se sobrepõem um sobres os outros e podem ser editados separadamente (Foto: Arte/Elson de Souza)

Com as layers, o usuário pode editar cada elemento separadamente, aplicar alguns efeitos e movê-los sem afetar os demais. Toda nova imagem aberta ou criada possui, a princípio, uma única camada. As demais serão adicionadas automaticamente conforme o usuário cola elementos ou manualmente a partir do botão de “Nova Camada” ou pelo atalho “Ctrl+Shift+N”.

2 – Quais os tipos de camadas existentes

As camadas podem ser classificadas no Photoshop de acordo com o tipo. As mais comuns são as de Pixels, que reúnem fotografias e imagens coladas no trabalho. Já a de Ajustes carrega filtros e configurações que alteram as layers abaixo delas, protegendo o conteúdo original de alterações.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Photoshop tem painel que permite usuário filtrar tipos de camadas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

As camadas de Texto carregam caracteres e palavras digitadas pelo usuário na imagem, enquanto as de Forma podem carregar retângulo, círculos e mais conteúdo criado a partir das ferramentas de desenho do Photoshop. Por fim, as de Objetos Inteligente servem para edição não destrutiva de elementos que, após alterações, guardam informações de sua forma original.

3 – Como organizar e gerenciar a camada

O Photoshop reúne as layers em um painel específico, geralmente localizado na lateral esquerda (A). Caso não a encontre, é possível abrir o recurso no menu “Janela > Camada” ou apenas ao pressionar o botão “F7″ do teclado (B). Há ainda a guia Camadas na barra de menus (C). Ali há diversos atalhos para filtrar tipos de camadas ou executar edição dos elementos.

Photoshop traz diferentes opções para gerenciar camadas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

No quadro, as camadas estão organizadas em ordem de importância, ou seja, as que estão no topo cobrirão as que estão abaixo. Para alterar, basta clicar e arrastar as camadas verticalmente. É possível f

... azer isso individualmente ou com conjuntos de layers.

4 – Como ocultar uma camada

Photoshop oferece opção de ocultar camadas para facilitar a edição (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

No painel de camadas, há pequenos olhos na parte esquerda que indicam quando uma camada está visível ou não. Ao clicar neles, é possível alterar o status de uma layer. Esconder a camada pode ser importante para ver como a imagem fica sem determinado elemento ou aplicar edições que não a afetem.

5 – Como aplicar efeito de transparência e de mesclagem de camadas

O Photoshop também permite criar efeito de transparência em um elemento, revelando o que está abaixo. Para fazer isso, selecione a camada e escolha um valor entre 1 e 100. Quando menor, mais transparente a camada será.

Photoshop pode ter opacidade modificada e efeitos de mesclagem adicionados à camada (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O editor da Adobe traz ainda diferentes efeitos de mesclagem que alteram como a cor de uma camada lida com as ferramentas de edição e pintura. Para alterar, clique no quadro com valor “Normal”, o padrão, e escolhas as opções disponíveis no menu.

6 – Como duplicar uma camada para o mesmo documento ou outro

Photoshop permite duplicar camadas para o mesmo documento ou outros (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A duplicação de camadas é uma boa forma de copiar um elemento de uma imagem para ela mesma ou para outros trabalhos do Photoshop. Para isso, clique na layer no painel lateral e escolha “Duplicar Camada”. Em “Documento”, é possível escolher se deseja copiar para o mesmo trabalho ou criar um novo. Há ainda a opção de renomear a layer, caso seja do seu interesse.

Sem Photoshop? Veja 5 editores grátis tão bons quanto o programa da Adobe

7 – Como mesclar camadas

Quer transformar duas camadas ou mais em uma só? Basta selecionar as layers que deseja juntar e, no menu Camada, clicar sobre a opção “Mesclar Camadas”. Outra forma de fazer isso é usar o atalho “Crtl+E”.

Photoshop tem opção que mescla camadas em uma só (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O Photoshop oferece ainda a opção de mesclar apenas as camadas visíveis, que também podem ser ativadas pelo atalho “Crtl+Shift+E”. Caso queira juntar tudo no plano de fundo, basta selecionar a opção “Achatar Imagem”.

8 – Como salvar um arquivo com camadas

Photoshop tem extensão própria que preserva camadas de um documento (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Caso você vá salvar o seu trabalho e quer que as camadas sejam preservadas, é importante que você escolha a extensão do Adobe Photoshop (PSD). Caso escolha opções como o JPG ou PNG, a imagem será automaticamente achatada no momento que você salvá-la.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.