Xenoblade Chronicles X, o grandioso RPG desenvolvido pela Monolith Soft e lançado exclusivamente para o Nintendo Wii U, é um game com bastante conteúdo, porém complexo demais para os jogadores pouco familiarizados com a franquia. Por isso, o TechTudo preparou um tutorial com dicas essenciais para começar bem no aclamado título da Big N. Confira:

Confira a análise de Xenoblade Chronicles X

Mate monstros com nível equivalente ao seu nível

Assim como em Xenoblade Chronicles, lançado originalmente para Wii em 2012, é preciso caçar muitos monstros para adquirir equipamentos, armas melhores e, consequentemente, subir de nível.

Confira dicas para mandar bem em Xenoblade Chronicles (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

No entanto, o hostil ecossistema do RPG é perigoso o bastante para abrigar criaturas colossais de level superior. Em vista disso, não tenha medo de fugir dos confrontos contra monstros poderosos, que podem acabar com o protagonista com um único golpe.

Antes de iniciar a batalha, atente-se ao nível do oponente sinalizado logo acima de sua posição exata no cenário. Caso o seu alvo de missão esteja próximo a outra criatura mais forte, procure atrair o objeto de interesse com disparos de longa distância.

Descubra novas localidades

Assim como em qualquer outro RPG, é de extrema importância explorar os cenários de Chronicles X de forma minuciosa para descobrir localidades inéditas. O desbloqueio de bases aliadas garante mais recursos para sustentar a cidade de New Los Angeles e, é claro, facilita a locomoção pelo mapa graças ao recurso de viagem rápida – é bom lembrar que você só pode ser transportado após ter visitado e descoberto a área desejada.

Explorar o mapa é uma tarefa imprescindível em Xenoblade Chronicles X (Foto: Divulgação/Nintendo)

Além disso, todos os locais do jogo escondem segredos enigmáticos, como novos NPCs, missões, inimigos e matérias-primas. Durante o período de exploração no planeta Mira, ainda é possível descobrir baús escondidos repleto de ferramentas, itens e acessórios indispensáveis.

Combine arts e classes diferentes

As Arts, bastante conhecidas dos fãs da série, são habilidades especiais que podem ser usadas durante os embates. Enquanto os personagens executam investidas automáticas, é necessário gerenciar as Arts para que certas combinações poderosas de ataque sejam concebidas.

A partir do nível 10, você será capaz de alterar as especialidades dos personagens, deixando de ser apenas um Drifter, ou seja, um jovem aprendiz de Mira. É possível criar heróis com atributos equilibrados, que sabem lidar razoavelmente bem com qualquer tipo de armamento, e grupos capacitados para armas únicas.

Pretende priorizar o corpo a corpo ao invés de ataques a distância, por exemplo? Saiba que você pode fazer isso a qualquer momento a partir da aba de skills no menu.

Cuidado onde pisa 

Não são apenas as criaturas do planeta alienígena de Mira que podem dificultar a vida de sua equipe de sobreviventes. Por contar com um ecossistema ameaçador, constituído por uma incrível diversidade de fauna e flora, os ambientes de Xenoblade Chronicles X também são capazes de acabar com a su

... a longa jornada.
Xenoblade Chronicles X tem perigos além de criaturas colossais (Foto: Divulgação/Nintendo)

Seja um pântano envolto em veneno ou superfícies rochosas banhadas em lava vulcânica, saiba que você pode morrer facilmente para os elementos do cenário. Procure ficar sempre de olho onde pisa para não perder a viagem por fatores evitáveis.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Encontre a equipe ideal

Para que novos aliados sejam recrutados para o seu grupo de combatentes de Mira, é preciso concluir determinadas missões de afinidade. Não hesite em fazê-las, pois são elas que vão apresentar personagens importantes para completar o time.

Uma boa dica é nunca reunir heróis com a mesma especialidade. Tente montar a equipe com peças-chave diversificadas, que variam entre guerreiros especializados em armas diferentes e soldados com pleno domínio de habilidades de cura.

Tenha paciência para dominar o sistema de combate

O tático sistema de batalha é complexo, profundo e requer bastante estratégia. Lembre-se de sempre apertar o botão “R” durante os encontros para focar no inimigo pretendido. Se você ainda não foi avistado pelo alvo, mantenha o “R” pressionado e segure “X” para surpreendê-lo com um poderoso ataque surpresa.

Dedique um tempo para aprender o sistema de combate de Xenoblade Chronicles X (Foto: Divulgação/Nintendo)

Embora o combate seja tático e cadenciado, movimentar-se é uma necessidade, uma vez que investidas executadas pela lateral do inimigo, por exemplo, causam mais dano. Fique bem atento, pois certas habilidades só funcionam quando reproduzidas de ângulos específicos.

Outro fator que deve ser levado em consideração durante os confrontos é o tempo de resfriamento da skill. Cada Art leva um tempo para recarregar depois de ser usada, então é necessário estudar a movimentação do inimigo para saber o momento exato de utilizá-la.

Consulte o manual

Pode até parecer algo estranho nos dias de hoje, mas Xenoblade Chronicles X exige que os usuários menos familiarizados com a série consultem o manual digital com frequência, já que o jogo não faz questão nenhuma de esclarecer como as mecânicas funcionam.

Em caso de dúvidas, consulte o guia virtual de Xenoblade Chronicles X (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Do mesmo modo que era comum ter os manuais em mãos para conseguir decifrar os segredos dos clássicos RPGs da década de 1990, em Xenoblade Chronicles X, você também terá que abrir o guia (no caso, digital) para entender todas as funcionalidades. Infelizmente, o conteúdo explicativo está limitado ao inglês, o que pode acabar dificultando o aprendizado de quem não domina o idioma.

Quais foram os melhores jogos de 2015? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.