O travamento de um cartão de memória pode ser um problema comum em diversos computadores e notebooks. Os arquivos ficam inacessíveis, o PC esquenta muito e trava por completo. Apesar do erro ter várias causas, é possível resolver em poucos passos.
XQD: como funciona o cartão de memória com gravação e leitura rápida
Confira o que fazer para resolver a questão e aproveite para voltar a passar fotos da câmera digital ou do celular para o PC sem problemas. Entre as possíveis resoluções estão destravar o dispositivo, repará-lo e até mesmo fazer uma limpeza com álcool isopropílico.
Confira o que fazer para evitar travamentos com cartões de memória (Foto: Divulgação/ Samsung)
Destravar o cartão Os cartões MicroSD, para serem usados em computadores e notebooks, precisam ser colocados dentro de um adaptador. Este adaptador possui uma trava lateral de segurança que, quando ativada, impede a gravação de novos dados e pode causar também o travamento do PC e o impedimento de leitura de informações já gravadas. Nesse caso, antes de usar o seu cartão de memória do PC, certifique-se de que essa trava esteja desbloqueada. Escanear o cartão  Alguns vírus têm a capacidade de prejudicar o seu cartão de memória. Portanto, a dica neste caso é usar um antivírus para escanear o dispositivo em busca de malwares. Se encontrar algum, jogue o arquivo na quarentena ou mesmo apague-o.  Reparar o cartão Você pode usar uma ferramenta nativa do Windows para tentar reparar o seu dispositivo de memória. Abra o Windows Explorer e procure pela unidade onde o seu cartão está. Então, clique com o botão direito do mouse sobre ele e, em seguida, clique em “Propriedades”. Depois, vá em “Ferramentas” e, em seguida, “Verificação de erros”. O Windows buscará por erros na estrutura e as corrigirá se possível. Formatar o cartão  Se um cartão não funciona no seu PC, mas funciona em outros computadores, uma alternativa é tentar formatá-lo. A ação “zera” o dispositivo, o deixando como de fábrica. Também mantenha atualizado o sistema de arquivos. Os modelos menores que 32 GB devem ser mantidos em FAT 32. Se o seu PC reconhece a existência do cartão, mas não permite acessá-lo, você pode formatá-lo via prompt de comando, usando o comando “Format” mais a letra que representa o armazenamento. Cartões de memória piratas É importante sempre comprar cartões de memória originais. A fabricante fornece garantia para as unidades vendidas, além de contar com processos rígidos de fabrica...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.