O travamento de um cartão de memória pode ser um problema comum em diversos computadores e notebooks. Os arquivos ficam inacessíveis, o PC esquenta muito e trava por completo. Apesar do erro ter várias causas, é possível resolver em poucos passos.

XQD: como funciona o cartão de memória com gravação e leitura rápida

Confira o que fazer para resolver a questão e aproveite para voltar a passar fotos da câmera digital ou do celular para o PC sem problemas. Entre as possíveis resoluções estão destravar o dispositivo, repará-lo e até mesmo fazer uma limpeza com álcool isopropílico.

Confira o que fazer para evitar travamentos com cartões de memória (Foto: Divulgação/ Samsung)

Destravar o cartão

Os cartões MicroSD, para serem usados em computadores e notebooks, precisam ser colocados dentro de um adaptador. Este adaptador possui uma trava lateral de segurança que, quando ativada, impede a gravação de novos dados e pode causar também o travamento do PC e o impedimento de leitura de informações já gravadas.

Nesse caso, antes de usar o seu cartão de memória do PC, certifique-se de que essa trava esteja desbloqueada.

Escanear o cartão 

Alguns vírus têm a capacidade de prejudicar o seu cartão de memória. Portanto, a dica neste caso é usar um antivírus para escanear o dispositivo em busca de malwares. Se encontrar algum, jogue o arquivo na quarentena ou mesmo apague-o. 

Reparar o cartão

Você pode usar uma ferramenta nativa do Windows para tentar reparar o seu dispositivo de memória. Abra o Windows Explorer e procure pela unidade onde o seu cartão está. Então, clique com o botão direito do mouse sobre ele e, em seguida, clique em “Propriedades”. Depois, vá em “Ferramentas” e, em seguida, “Verificação de erros”. O Windows buscará por erros na estrutura e as corrigirá se possível.

Formatar o cartão 

Se um cartão não funciona no seu PC, mas funciona em outros computadores, uma alternativa é tentar formatá-lo. A ação “zera” o dispositivo, o deixando como de fábrica. Também mantenha atualizado o sistema de arquivos. Os modelos menores que 32 GB devem ser mantidos em FAT 32.

Se o seu PC reconhece a existência do cartão, mas não permite acessá-lo, você pode formatá-lo via prompt de comando, usando o comando “Format” mais a letra que representa o armazenamento.

Cartões de memória piratas

É importante sempre comprar cartões de memória originais. A fabricante fornece garantia para as unidades vendidas, além de contar com processos rígidos de fabricação. Os cartões piratas são feitos de forma não apropriada e acabam dando problema mais rapidamente e sem motivo aparente. Portanto, dê sempre preferência aos produtos originais.

Driver do leitor de cartão corrompido ou inexistente

Às vezes o grande responsável por esse problema é o driver. Pode ser que ele esteja desatualizado, dando conflito com outro componente, corrompido ou, ainda, ausente. Nesse caso, vá ao “Gerenciador de dispositivos” do Windows e cheque a condição do driver do leitor de cartão.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Se for o caso, use programas como AIDA64 para ver o modelo exato desse hardware. Acesse o site da fabricante e veja se há uma versão mais atualizada do driver. Desinstale o driver antigo e instale, logo em seguida, a versão nova. Outra saída é usar programas como Device Doctor ou

... p">Driver Booster para atualizar automaticamente os drivers desatualizados.

Leitor do cartão de memória com problema

O que pode acontecer também é o próprio leitor de cartão apresentar problema. Em PCs desktop a troca deste componente é mais fácil. Basta abrir o gabinete e proceder com a troca, substituindo o antigo por um novo, vendido em lojas do ramo.

Já em notebooks a substituição se torna mais complicada, em alguns casos até mesmo inviável. Assim, a saída é comprar um novo leitor de memória externo.

Micro SD está corrompendo todos os arquivos: o que fazer? Comente no Fórum do TechTudo.

Problema físico no cartão de memória

Por mal uso ou condições de utilização extrema, como em ambientes muito quentes ou muito úmidos, os contatos do cartão de memória podem ser danificados. A umidade, sujeira e até más condições de armazenamento podem danificá-lo, fazendo com que ele dê problema ao ser inserido no PC.

A solução para isso é tentar realizar uma limpeza com álcool isopropílico ou uma solução limpa-contatos, à venda em várias lojas de eletrônicos. Se mesmo assim não resolver, a única saída é a troca do dispositivo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.