Especialistas descobriram na web um ransomware que imita banners de uma suposta atualização do Adobe Flash Player para atrair cliques distraídos e fazer novas vítimas. Primeiro vírus do tipo criado por brasileiros, o ataque permite que criminosos ganhem acesso à máquina e "sequestrem seus dados".
Skype e Slack ganham integração; saiba como fazer chamadas de vídeo
Depois, o responsável pelo crime pede um pagamento como forma de resgate, equivalente a R$ 2 mil em bitcoins. Caso o dono não ceda à investida, os arquivos correm perigo de serem apagados definitivamente. O caso foi descoberto por pesquisadores da Kaspersky Lab.
Golpe brasileiro imita atualização do Flash para sequestrar arquivos (Foto: Divulgação)
Segundo a fabricante de antivírus, dona do Kaspersky Internet Security, os golpes por ransomware cresceram exponencialmente em 2015, principalmente entre vítimas de grandes empresas. Esse tipo de alvo é mais propenso a pagar pelo resgate, pois o hacker pode bloquear arquivos corporativos sigilosos com uma criptografia "quase impossível" de ser removida sem a chave de acesso. O pagamento pedido, no caso avaliado, foi por meio de bitcoins.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone Uma vez que um computador é infectado, o usuário recebe um aviso na tela pedindo o resgate dos seus arquivos, que passam a ficar inacessíveis. A boa notícia é que, segundos os especialistas da Kaspersky, a chave para desbloqueio fica armazenada na própria máquina atacada e pode ser obtida com um software ...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.