A Wikipédia, a enciclopédia virtual mais acessada do mundo, completa 15 anos nesta sexta-feira (15). Fundada em 15 de janeiro de 2001, o objetivo da plataforma é reunir todo o conhecimento do mundo de maneira livre e colaborativa. No início, o artigo mais editado, o Criacionismo, teve apenas 179 edições. Ou seja, ela ainda não era muito influente e nem muito conhecida pelos usuários, que ainda usavam enciclopédias físicas como a famosa coleção da Barsa.
Wikipedia usa inteligência artificial para caçar vândalos e atrair editores
Atualmente a Wikipédia possui mais de cinco milhões de artigos publicados e contabiliza mais de 808 milhões de edições nesses artigos. Curiosamente, as publicações mais editadas desde 2007 são os obituários. No primeiro ano de existência da Wikipédia a seção sobre morte de personalidades de 2001 ficou em segundo lugar, assim como em 2003 e 2006.
Veja os artigos mais editados da Wikipédia nos últimos 15 anos (Foto: Divulgação/Wikipédia)
No entanto, entre a lista de artigos mais editados de cada ano há algumas curiosidades e dá para fazer uma espécie de retrospectiva sobre o que aconteceu nesta uma década e meia. No blog da Wikipédia, você pode consultar os 10 artigos mais editados em cada ano, de 2001 até 2015. Após contabilizar os 10 artigos mais editados em cada um dos 15 anos de existência, os responsáveis pela Wikipédia puderam visualizar as 15 publicações que mais receberam edições ao longo desse tempo.
Os 15 artigos mais editados da Wikipédia (Foto: Divulgação/Wikipédia)
O ex-presidente americano George W. Bush aparece em primeiro lugar com 45.862 edições. Em 2004 e 2005, o artigo sobre o político foi o mais editado. e isso foi suficiente para colocá-lo no topo da lista geral. O atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está em nono, com 24.708 edições, e o ex-ditador Adolf Hitler em 10º, com 24.612 edições.
Download
grátis do app do TechTudo: receba
dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone Em segundo lugar aparece a “List of WWE personnel”, que nada mais é do que uma lista dos lutadores da empresa WWE (World Wrestling Entertainment, Inc.), que lida primariamente com lutas profissionais. Ela obteve 42.836 edições.
Ainda no ramo corporativo, a Wikipédia aparece em quarto lugar com 33.958 edições, seguida pela emissora americana ABS-CBN, que aparece em sétimo lugar com um artigo que fala sobre a lista de programas transmitidos pela própria companhia midiática.
O artigo sobre o e...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.