A placa de vídeo é o componente responsável por processar os elementos 3D em um computador, tais como os jogos de videogame e animações diversas. Além disso, o dispositivo cuida da renderização de vídeos e imagens no PC.

Placa de vídeo externa em notebook? Razer Core pode ajudar em upgrade

Alguns problemas e situações podem fazer com que a placa desligue sozinha e de maneira repentina, causando assim diversos inconvenientes. Confira os principais problemas que podem fazer com que uma placa de vídeo desligue sozinha. 

Placa de vídeo com problema? Veja o que pode causar defeito no componente (Foto: Divulgação/Asus)

Placa mal encaixada no slot

Se a placa de vídeo for instalada por alguém sem experiência e conhecimento ou, ainda, por um técnico em informática desatento, pode acontecer dela ficar encaixada de maneira incorreta, gerando mau contato.

Outra possibilidade é que na hora de aparafusar a placa no gabinete a pessoa tenha feito errado ou não apertado bem os parafusos. Com o funcionamento natural da placa, que possui uma ventoinha que pode girar em velocidades bem altas, ela pode acabar saindo do slot, gerando mau contato e um possível desligamento ou mau funcionamento no sistema.

Como trocar a placa de vídeo do notebook? Comente no Fórum do TechTudo

Sujeira excessiva

Todos os computadores acumulam sujeira e poeira com o passar do tempo. Caso um usuário fique muitos meses sem limpar o interior do gabinete, a placa de vídeo, assim como outros componentes, ficarão cobertos de pó.

Em alguns casos, a sujeira cria uma camada bem grosa entre a ventoinha e as aletas de condução de calor, o que prejudica o resfriamento correto da placa, que superaquece e acaba desligando para não queimar.

Se você morar em regiões muito úmidas ou litorâneas, a maresia e a umidade também podem prejudicar o funcionamento de sua GPU. Assim, de tempos em tempos é necessário limpar os contatos da placa de vídeo.

Superaquecimento

Como já mencionado, a poeira, quando em grande quantidade, pode causar o superaquecimento da placa. Se o gabinete estiver em um local muito fechado, onde não possa haver passagem de ar, o ar quente de dentro não terá como sair e a temperatura interna do PC poderá aumentar. Caso fique muito quente, a placa vai desligar sozinha.

Outro problema que pode acontecer é com a pasta térmica. De tempos em tempos é sempre bom desmontar a placa de vídeo afim de trocar a pasta. Com o tempo, ela fica ressecada e já não transfere o calor do chip gráfico com a mesma eficiência de antes, fazendo-o desligar sozinho.

Fonte de alimentação está com problemas

A fonte pode não ser a ideal para a placa (Foto: Divulgação/Corsair)

Uma outra grande causadora de problemas às placas de vídeo são as fontes de alimentação. Alguns modelos de placas exigem fontes com boa potência, acima dos 500 W. Se o usuário opta por utilizar uma fonte abaixo da recomendação da fabricante, isso pode fazer com que a placa não tenha energia suficiente para trabalhar como deveria. Assim, pode desligar.

A sua fonte de alimentação também pode estar com problemas, talvez por ser muito antiga. Assim, ela não fornece as tensões corretas para a sua placa de vídeo. Fontes de alimentação muito baratas não contam com recursos importantes, com o fator de correção de tens

... ão, que são essenciais para os circuitos eletrônicos. Desta forma, ela fornece uma energia “ruim” à sua placa que, por sua vez, não vai funcionar corretamente e desligará de repente.

Cabo de seis pinos não está ligado na placa

Algumas placas mais potentes exigem alimentação elétrica direto da fonte, assim, trazem um conector de seis pinos, que deve ser ligado a um dos cabos. Desta forma, a placa consegue obter toda a energia necessária para funcionar corretamente.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Se você não conectar este cabo, em situações onde a placa precisa de mais energia, como na execução de jogos, ela pode travar ou desligar sozinha, fazendo o game fechar de repente. Assim, certifique-se de que todos os cabos estão ligados corretamente.

Drivers corrompidos ou desatualizados

Os drivers são pequenos programas essenciais para o funcionamento da placa de vídeo. São eles que fazem a comunicação do hardware com o software. Sem os componentes a placa nem sequer funciona.

Assim, verifique se os drivers estão instalados corretamente. Se algum estiver desatualizado, baixe a versão mais recente no site da fabricante, ou use programas como Driver Easy e Driver Booster, e instale. Pode acontecer também de ele estar corrompido, por qualquer motivo. Devido a isso, a placa de vídeo passa a apresentar mau funcionamento e desligamentos ocasionais. 

Placa de vídeo com defeito

Às vezes a única solução é comprar uma placa de vídeo nova (Foto: Divulgação/Nvidia)

A placa de vídeo é um componente extremamente complexo. Ela é praticamente um computador dentro de outro computador com um processador, memória RAM, transistores, capacitores e outros componentes.

Portanto, não é de surpreender que uma hora ou outra algum de seus componentes apresente problema e faça a placa funcionar de forma errada. Nestes casos não há muito o que se fazer, apenas comprar uma nova placa de vídeo e fazer a substituição.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.