Trocar o carregador da bateria do notebook é uma tarefa que parece simples, mas que precisa ser realizada com alguma atenção. Há detalhes importantes sobre a fonte de energia que devem ser observados para que o equipamento funcione corretamente e não cause danos à vida útil da bateria, ou acidentes, comprometendo a integridade do computador e do usuário.
Bateria para notebook: confira as opções mais baratas à venda no Brasil
Confira o passo a passo com todas as informações necessárias para a troca de um carregador que quebrou ou parou de funcionar e fique atento ao comprar uma fonte nova.
Problemas com o carregador? Veja o que fazer antes de comprar um novo (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
Por que é importante conhecer essas informações? A fonte com especificações incorretas pode prejudicar a vida útil da bateria e, em casos extremos, provocar superaquecimento ao ponto de tornar o componente uma pequena bomba. Ao estourar, a bateria pode ferir usuários, vazar substâncias tóxicas e provocar danos irreversíveis ao computador.
Saiba quais são os aspectos importantes na hora de comprar uma fonte para notebook (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)
Antes de realizar uma compra, fique atento às especificações da fonte. O aparelho precisa oferecer valores próximos, se não iguais, aos prometidos pelo modelo que você está substituindo em dois quesitos principais: voltagem e amperagem de saída.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone No caso de uma fonte que tenha qualquer grande disparidade nesses registros, com valores muito mais altos do que aqueles aceitos pela bateria do computador, haverá riscos de que a tensão ou intensidade de corrente que sobra causar, com o tempo, danos em circuitos e na bateria, já que ela será sobrealimentada o tempo todo.
Fontes universais podem ser opção, desde que ofereçam especificações compatíveis com a necessidade (Foto: Divulgação/Bright)
Como adquirir uma nova fonte
Passo 1. A princípio, não há problemas em adquirir fontes genéricas, também chamadas de paralelas, ou universais. Mas, se possível, verifique com o fabricante do seu notebook a disponibilidade de carregadores originais. Caso estejam disponíveis e o preço não for um obstáculo muito grande, dê preferência ao produto original;
Caso você opte por uma fonte genérica, mas não universal, as especificações técnicas precisam ser exatamente iguais (Foto: Divulgação/Rohs)
Passo 2. Há casos em que comprar a fon...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.