Wilbur Scoville ganhou um Doodle do Google, com direito a animação e jogo com o 'teste da escala quente'. Hoje o Google celebra o nascimento do químico e farmacêutico, há 151 anos (1865-1942). Scoville, além de homenageado desta sexta-feira (22), é famoso por ter inventado um método de avaliação do nível de ardência de vários tipos de pimenta, a Escala de Scoville. 

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

O Doodle do Google, além de animado, é interativo. No jogo, os usuários devem fazer com que um sorvete acerte a pimenta para acabar com a ardência na boca de Scoville, após ele prová-la. Isso porque o leite, muito presente no sorvete, é um dos principais componentes neutralizadores do ardor da pimenta.

Doodle de Wilbur Scoville brinca com jogo que usa 'teste da pimenta' (Foto: Reprodução/Google)

A cada pimenta que Wilbur Scoville prova, um desenho diferente e as suas propriedades e curiosidades também são reveladas. Após terminar as "lutas", que você pode ganhar (e aí desbloquear “novas pimentas” para enfrentar) ou perder (e fazer com que Scoville caia no chão com a boca “pelando”), um sistema de compartilhamento dos resultados nas redes sociais é exibido.

Ralador de pimenta bloqueia Wi-Fi e deixa todo mundo 'em família

O Doodle foi produzido pela artista e doodler do Google Olivia Huynh. Para a designer, a melhor parte do trabalho foi desenhar as pimentas e as reações de Scoville. “O conceito de picante é universal, cômico, e foi o que tentei usar para criar esse jogo de luta", explica Huynh, em post do Google.

"Fiz storyboards de como poderia ser, rascunhos das artes e testamos um protótipo. Depois vieram os cenários e animações. Desenhar as pimentas e as reações de Scoville foram minhas partes favoritas", conta. 

Doodle também é informativo, detalhando tipos de pimentas  (Foto: Reprodução/Google)

Biografia e a Escala de Scoville

Wilbur Lincoln Scoville nasceu em Bridgeport, nos Estados Unidos, em 22 de janeiro de 1865 e morreu em 10 de março de 1942. Seu trabalho como farmacêutico é reconhecido mundialmente: criou o Teste Organoléptico de Scoville, que gerou a Escala de Scoville. Com este método, ele definiu o grau de pungência de vários tipos de pimenta, através da detecção da concentração de capsaicina, substância responsável pela ardência.

Qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo. 

O teste é um Procedimento de Diluição e Prova. Scoville misturava as pimentas puras com uma solução de água com açúcar, e quanto mais solução fosse necessária para diluir a pimenta, mais alta seria sua picância. Depois disso, o método foi melhorado e foram criadas as unidades de calor Scoville (Scoville Heat Units, ou SHU).

Doodle Wilbur Scoville (Foto: Reprodução/Google)

Uma xícara de pimenta que equivale a 1.000 xícaras de água é uma unidade na escala de Scoville. A substância Capsaicina, que gera a ardência

... nas pimentas, equivale a 15 milhões de unidades Scoville. A pimenta mexicana Habanero chega a 300 mil, uma “Red Savina Habanero”, modificada, tem 577 mil, e a Tezpur indiana, 877 mil.

Entretanto, este não foi o único trabalho de Scoville. ”The Art of Compounding”, de 1895, é um de seus livros, que foi usado como referência na farmacologia até os anos 60. Em 1922, Scoville recebeu o Prêmio Ebert, e em 1929 ganhou a sua Medalha de Honra Remington e o título de Doutor honoris causa em Ciências pela Universidade de Columbia. O pesquisador morreu no dia 10 de março de 1942, deixando mulher e dois filhos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Curtiu o Doodle? Veja a história dos Doodles do Google; vídeo

Via Google Doodles



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.