Muitas pessoas usam QR Code pela praticidade de adicionar informações, pessoais ou profissionais, em um código unitário. Dessa forma, a imagem pode ser adicionada em sites, cartões de visita, redes sociais e páginas para fazer a leitura por qualquer celular.

QR Code: entenda o que é e como funciona o código

É possível criar um QR Code  personalizado pelo Android de forma prática com a ajuda de aplicativos gratuitos e específicos. Com isso, não é preciso gastar tempo para ligar o PC. Quer conhecer algumas opções? Confira a lista com cinco apps para criar QR Code no sistema móvel do Google.

QR Code: como criar código personalizado no Android (Foto: Reprodução)

1) TapMedia QR Reader

O TapMedia QR Reader é prático por oferecer opções para criar códigos personalizados com diversas funções. É possível criar para página web, telefone de contato, texto, geolocalização, e-mail, SMS e até dados de conexão Wi-Fi. Com interface em inglês, o app é gratuito para download e está disponível para Android a partir da versão 1.5, uma das mais antigas. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

TapMedia QR Reader tem opções variadas para personalizar um QR Code pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2) QR code Generator and Scanner

O QR code Generator and Scanner pode gerar códigos com informações personalizadas pelo usuário. O interessante é que o item “Contato” permite adicionar dados completos como nome, empresa, telefone, endereço e até inserir URL de site. Assim, o internauta cria um cartão de visita online de forma prática. Ainda estão disponíveis opções para gerar código com texto, URL, número de contato e até Wi-Fi. O serviço é gratuito e está disponível para Android 4.0 ou superior.

QR code Generator and Scanner permite salvar resultado do QR Code no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) QR Code Generator

Com interface intuitiva, o QR Code Generator permite gerar códigos de forma simples. O diferencial é que o usuário pode personalizar o tamanho da imagem, para adicionar em diferentes lugares. É possível, inclusive, criar o código ao personalizar um texto, telefone, website, e-mail ou cartão de visita. O recurso está disponível para Android, a partir da versão 2.3.3.

QR Code Generator tem interface prática para gerar QR Code com diferentes informações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Barcode Generator

Uma das opções mais completas e gratuitas está no Barcode Generator. O recurso permite

... gerar QR Code com URL, texto, e-mail, telefone, SMS, geolocalização, informações de contato, eventos ou configurações de Wi-Fi. Além disso, estão disponíveis outros formatos de códigos, como as tradicionais barras, Aztec, Code 39, Code 128 e mais formatos. O app pode ser instalado no Android com versão 2.3 ou superior. A única desvantagem, que não é exatamente ruim, é que o idioma disponível é o inglês. 
Barcode Generator permite gerar diferentes códigos inclusive o QR Code (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5) QR Code Creator

Por fim, há o QR Code Creator, opção prática e gratuita. Com interface em inglês, o aplicativo está disponível para Android 2.3 ou superior. Entre as funcionalidades, o usuário pode gerar o QR Code personalizado com informações de contato, localização, telefone, e-mail, SMS e até textos. Para fazer isso, basta selecionar o item, preencher informações e gerar a imagem. O resultado pode ser compartilhado ou salvo no celular. 

QR Code Creator pode ser usado em Android mais antigo a partir da versão 2.3 (Foto: Reprodu

Como usar WhatsApp Web sem QR Code no celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.