Five Nights at Freddy's é uma série de jogos de terror bastante popular devido aos seus mistérios. Porém a jogabilidade do game é explicada vagamente e sempre em inglês. Para não ficar perdido nessa aventura horripilante, o TechTudo preparou um tutorial sobre o que fazer nos jogos da franquia.

Five Nights at Freddy’s: veja a aterrorizante história por trás do game 

Como jogar Five Nights at Freedy’s

Em Five Nights at Freedy’s, o objetivo é permanecer cinco noites vivo escapando dos animatrônicos. O game consiste em observar câmeras de segurança, fechar portas e acender luzes para espantar os bonecos que te seguem até a sala de vigilância.

O primeiro Five Nights at Freedy's introduz as principais mecânicas da franquia (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Five Nights at Freedy’s é controlado inteiramente através do mouse. Na parte inferior da tela há um retângulo e, ao passar o mouse sobre ele, seu personagem levanta uma tela e começa a observar as câmeras de segurança. Clique em cada quadrado para ver o que está acontecendo dentro da pizzaria.

É normal passar vários minutos sem que aconteça absolutamente nada. Somente a partir da segunda noite os animatrônicos começam a se mover.

O principal objetivo do jogo é sobreviver às cinco noites e não ser pego pelos animatrônicos. Para isso, é preciso economizar energia e utilizar os recursos apenas quando necessário. Ao utilizar o monitor para ver as câmeras, visualize tudo rapidamente e desligue o dispositivo para não gastar tanta energia. Basta afastar o mouse do retângulo para que isso aconteça.

Quando os animatrônicos começarem a rodear a sala de vigilância, o jogador deve clicar nos botões de luzes e das portas para fechá-las e espantar os bonecos. A princípio, pode parecer uma boa ideia deixar as portas sempre fechadas. Mas a energia, é um recurso limitado no game, e as portas consomem bastante.

Observe as câmeras rapidamente para não gastar energia em Five Nights at Freedy's (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como jogar Five Night’s At Freedy’s 2

Sequência direta do primeiro game, Five Nights at Freedy’s 2 possui as mesmas mecânicas do jogo original, passar por várias noites como vigilante noturno e tentar sobreviver aos ataques dos animatrônicos.

O diferencial em relação ao primeiro game está no uso das portas. Elas não existem mais, há somente lâmpadas e uma lanterna para espantar os animatrônicos. As novidades desta versão são: possibilidade de utilizar uma máscara para se ocultar dos estranhos seres e um alerta nas câmeras de segurança.

Para utilizar a máscara, basta levar o mouse até o retângulo vermelho no lado esquerdo da tela. Ao fazer isso, seu campo de visão diminui e também impossibilita o uso da lanterna. Utilize a máscara apenas quando os animatrônicos estiverem muito perto. Para usar a lanterna, é preciso pressionar a tecla Ctrl.

Em Five Nights at Freedy's 2, a máscara de animatrônico foi a grande novidade (Foto: Reprodução / Dario Coutin
... ho)

Como jogar Five Night’s At Freedy’s 3

O terceiro game mudou algumas mecânicas clássicas de Five Nights at Freedy’s. Não há mais luzes para acender. Em vez disso, o personagem precisa manter o sistema de ventilação, dispositivos de áudio e câmeras funcionando.

Na parte superior direita da tela há um retângulo azul. Ao passar o mouse sobre ele, o monitor com acesso às câmeras aparecerá. A parte inferior da tela tem outro retângulo que, ao ser acessado, exibe um menu com a opção de reiniciar os sistemas. Em Five Nights at Freddy’s 3, você pode enganar os animatrônicos usando sons que podem ser acessados através das câmeras.

Five Nights at Freedy's 3 é o game mais diferente da franquia (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Como jogar Five Night’s At Freedy’s 4

O capítulo quatro de Five Nights at Freedy’s é o game mais elaborado da franquia. Ele começa com um pequeno minigame, o qual você movimenta o personagem pelas teclas A,W,S e D.

Diferente dos outros jogos da franquia, o game acontece em uma casa e o jogador interpreta uma criança que vive junto com os animatrônicos. É preciso ficar atento às portas e ao armário para evitar que as criaturas ataquem o seu personagem.

Para movimentar o personagem na direção de qualquer um dos lugares, basta clicar com o botão esquerdo do mouse. Usando a tecla Ctrl, uma lanterna é ativada. O jogador deve ficar atento aos barulhos para fechar a porta antes que as criaturas ataquem. Mas se elas aparecerem de repente, não use a lanterna. Apenas fecha a porta clicando nela.

Quinto game da franquia Five Nights at Freddy's volta ao básico e oferece formas rudimentares para lidar com o terror (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Qual é o melhor jogo de terror em 3D? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.