O ZapZap Messenger, mensageiro brasileiro que rivaliza com o WhatsApp, desembarcou no iPhone e iPad trazendo recursos como compartilhamento de qualquer arquivo de até 1,5 GB e chat secreto com mensagens autodestrutivas, tudo sincronizado na nuvem.

ZapZap: como acessar o histórico do grupo, transmitir vídeo e apagar mensagens

Agora, usuários dos dispositivos da Apple podem aproveitar essas vantagens para conversar no privado ou em grupos com quem já tinha o app instalado no Android. Aprenda a usar as principais funções.

Aprenda a usar o ZapZap, rival do WhatsApp, no iPhone(Foto: Luana Marfim/TechTudo)

O aplicativo traz, por padrão, mensagens criptografadas em qualquer conversa, o que significa que elas são protegidas contra possíveis interceptações de criminosos – mesmo que consigam roubar dados em um celular infectado, nada poderá ser lido. Além disso, o ZapZap leva vantagem sobre o WhatsApp no suporte a GIFs e stickers.

Criando uma conta

O ZapZap usa o telefone do usuário para criar uma conta. Por isso, o usuário deve inserir o número e aguardar o recebimento de um SMS com o código de ativação. Em seguida, deve digitar o nome e sobrenome e insirir uma foto da galeria ou tirada na hora com a câmera.

Faça login com o telefone e insira uma foto no perfil (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Por outro lado, o ZapZap também permite a criação de conta usando nome de usuário, para que toda a comunicação no app possa ser feita sem abrir mão da privacidade. Vá nas configurações e, em “Nome de usuário”, escolha um nome único para ser exibido publicamente.

Use um nome de usuário para manter seu telefone em sigilo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

WhatsApp versus ZapZap: quem ganha? Comente no Fórum do TechTudo.

Conversando com amigos

Acesse a aba “Contatos” para ver quem já tem o ZapZap instalado e comece a conversar. Toque no ícone de clipe para anexar fotos, vídeos, localização ou documentos. Diferente de outros mensageiros, é possível compartilhar arquivos grandes, de até 1,5 GB, e em qualquer formato, como PDF, ZIP, Word ou Excel. Além disso, como tudo é salvo na nuvem, seus arquivos poderão ser obtidos em qualquer aparelho logado na sua conta, instantaneamente.

... glbimg.com/8oQNWPrnMHrcVGabFgfG83SPVxg=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/01/28/envie-e-receba-qualquer-tipo-de-arquivo-de-ate-15-gb.jpg" alt="Envie e receba qualquer tipo de arquivo, de até 1,5 GB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)" height="612" width="695">Envie e receba qualquer tipo de arquivo de até 1,5 GB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Você pode também gravar mensagens de áudio tocando e segurando no ícone de microfone, à direita do chat. O seu contato sempre saberá quando você estiver gravando um áudio, e vice-versa. O mesmo vale quando você estiver procurando fotos ou outros arquivos para compartilhar, com uma indicação no topo da janela.

Grave áudio e saiba quando um amigo está gravando também (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Criando grupos

Para criar grupos, basta acessar a barra de contatos e selecionar a opção apropriada. Em seguida, escolha quem você quer como membros e nomeie o grupo como quiser. As conversas podem reunir até 200 pessoas, usuárias de iPhone, Android ou do acesso web – basta que você tenha seus números na agenda ou seus nomes de usuário.

Os grupos públicos temáticos do ZapZap, um dos grandes atrativos do app, ainda não estão disponíveis para iPhone. Apesar disso, usuários do Android ou web podem incluir os de iPhone neles.

Grupos suportam até 200 pessoas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Enviando mensagens autodestrutivas

Também na aba de contatos, é possível iniciar um chat secreto. Uma vez iniciado com um ou mais contatos, você pode determinar o tempo de exibição de qualquer mensagem, imagem ou vídeo compartilhado. Após esse tempo, todo o conteúdo é removido para sempre, sem volta. Em alguns aspectos, a ferramenta se parece com a proposta do Snapchat, mas com o suporte a qualquer tipo de arquivo.

Crie uma conversa com mensagens autodestrutivas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Com a versão para iPhone, os brasileiros por trás do ZapZap Messenger esperam atrair mais de meio milhão de novos usuários em um ano, algo possível graças à legião de fãs da maçã. Os desenvolvedores apostam nas funcionalidades, mas prometem estendê-las mais em breve – no Android, o app ainda traz grupos públicos, vídeo ao vivo e outros recursos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.