O botão "Curtir" é uma das funções mais icônicas do Facebook e está prestes a ganhar uma nova roupagem. A rede social está fazendo testes para incluir novas formas para os usuários demonstrarem seus sentimentos usando botões semelhantes, capazes de expressar seis tipos novos de sensações. O novo recurso, chamado Reactions, já está disponível na Colômbia e outros países em todo o mundo, mas ainda não tem data para chegar ao Brasil.

A maioria das suas amizades no Facebook são falsas, diz pesquisa

Os usuários do Facebook aguardam novas formas de interação com as postagens - além do "Curtir" - há muito tempo. O maior problema é que, apesar do botão original ser capaz de enviar uma mensagem de apoio clara a diversos tipos de conteúdo, sua intenção fica ambígua ao ser usado, por exemplo, quando alguém posta uma notícia triste.

Novas emoções do Facebook foram desenhadas para demonstrar tipos diferentes de empatia (Foto: Reprodução/Chris Cox)

Como surgiu

A plataforma hesitava em implementar a expansão do botão. A solução mais óbvia para este dilema seria a implantação de um botão de “Não Curti”, que seria o exato oposto do “Curtir”, mas a ideia foi descartada por que, segundo o CEO Mark Zuckerberg, ela podia ser usada para expressar sentimentos negativos, o que era o contrário do objetivo da função.

Foi então que surgiu o Reactions. O idealizador da iniciativa foi o chefe de produto do Facebook, Chris Cox, que trabalhou na expansão durante mais de um ano. O Reactions foi criado em cima de uma longa análise pelos dados do Facebook para tentar compreender o que cada curtida queria representar. O primeiro passo foi ver quais eram as respostas mais comuns a posts, e, em seguida, agrupá-las em categorias afins, o que foi feito com a ajuda de sociólogos. 

O objetivo era permitir que os usuários expressem diferentes tipos de empatia. O resultado foram os seis novos emojis: o Curtir original e os novos: "surpresa", "tristeza", "raiva", "risadas" e "amor".

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Todo o processo de desenvolvimento do novo sistema durou mais de um ano. A patente do recurso foi registrada ainda em 2014, mas foi só em setembro de 2015 que Mark Zuckerberg anunciou oficialmente os planos de expansão.

“As pessoas me perguntam sobre este botão há anos e provavelmente centenas já me perguntaram. Hoje é um dia especial por que é o dia que eu posso dizer que estamos trabalhando nele e estamos perto de começar os testes”, afirmou, na época, o CEO.

Desafios e como funciona

Outro desafio foi a forma de implementação do Reactions. A novidade não podia ser discreta demais para ser ignorado, e nem tão chamativa ao ponto de poluir o feed de notícias. Esta decisão era crucial para a rede social, uma vez que uma grande parte do seu tráfego ocorre em smartphones, que tem a tela menor com menos espaço para ser aproveitado.

A resposta encontrada pela equipe foi agrupar todos os botões em um menu, que é aberto quando o usuário mantém o dedo pressionado no “Curtir” original. Em seguida, quando escolher, ele toca no emoji que deseja.

... lo iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo))" title="Como adicionar fotos de destaque no Facebook pelo iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo) (Foto: Como adicionar fotos de destaque no Facebook pelo iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo))" width="695" height="392">O visual do Reactions foi planejado pensando nos usuários do Facebook em smartphones (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

O Reactions começou a ser testado em outubro de 2015 na Espanha e Irlanda e, desde então, chegou a outros países, como Chile, Filipinas, Portugal e Colômbia. O recurso ainda não tem data para estrear nos Estados Unidos, mas após ser implementado lá, deve se espalhar para o resto do mundo com rapidez.

Como baixar vídeo de Facebook? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Via The Next Web e Bloomberg



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.