A Intel possui uma série de placas de vídeo integradas, como as HD Graphics 3000, 4000, 4400, 5500 e 6000. Os números podem confundir muitos consumidores, que não sabem o que cada uma é capaz de fazer e se há muitas diferenças entre elas.
Descubra se a GPU Intel HD Graphics de um processador é boa
Para solucionar as principais dúvidas, confira a lista completa com as características e especificações de cada placa de vídeo. Entenda também o que é uma GPU integrada e qual a diferença com uma placa dedicada. 
Notebook 2 em 1 Ultrafino da Dell suporta placa HD Graphics 5500 (Foto: Divulgação/Dell)
O que é uma placa de vídeo integrada? Uma placa de vídeo integrada é acoplada à placa-mãe, assim como a rede, as entradas USB e outros, ou seja, é “onboard”. O que acontece é que, por isso, a peça usa a memória RAM que o computador disponibiliza para todas as tarefas para trabalhar. Assim, gera um desempenho menos potente. As principais placas de vídeo do mercado, capazes, por exemplo, de rodar jogos com altíssima qualidade, não são integradas, e sim dedicadas. Os componentes possuem a própria memória, sem precisar utilizar a de uso geral do PC. São as chamadas “offboard”, que estão nos notebooks mais caros e são de mais fácil acesso para quem usa desktops.
Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone Intel HD Graphics A série Intel HD Graphics possui diversos modelos de placas integradas, e o pensamento é simples: quanto maior o número após o nome da linha, maior a capacidade dela. Vale ficar atento, porém, que nenhuma delas é indicada para quem precisa realizar trabalhos pesados, como a edição de vídeos, ou jogos com alta qualidade gráfica.  HD Graphics 3000 A HD 3000 tem 12 Unidades de Execução (EUs), o dobro da HD Graphics 2000. Está presente, normalmente, em máquinas com processadores ULVC COre ix-2xx7, dual e quad-core ix-2xx0 e K Desktop. É um modelo antigo, que já tinha dificuldades até para rodar jogos de 2010 e 2011.  A peça serve para as tarefas mais básicas.
Macbook Pro de 2011 tinha Intel Graphics HD 3000 (Foto: Divulgação/Apple)
HD Graphics 4000 A placa 4000 está nos processadores Ivy Bridge de 2012, ou seja, é um modelo antigo. No entanto, os primeiros benchmarks a colocaram no nível de uma NVIDIA GeForce GT 330M dedicada, o que foi ótimo na época. Tem suporte para três telas independentes e o uso de 22nm 3D Tri-Gate para baixo consumo de energia. Assim como a 3000, já está ultrapassada...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.