Uma nova técnica de impressão, chamada de 4D, está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A novidade adapta o conceito de impressoras tridimensionais em um novo formato, nos quais objetos criados no processo podem mudar de forma com o tempo, ou em condições determinadas, dando ao sistema o “D” a mais.

O que é e como funciona a impressora 3D?

Em testes de laboratório foi a criada de uma flor que muda de forma na presença de água. Os engenheiros usaram fibras de celulose, encontradas em plantas, para criar o material de impressão. A inspiração do projeto foi a natureza, onde plantas se movem para aproveitar melhor a captação da energia solar.

Técnica visa a criação de objetos que podem sofrer alterações na sua forma com o tempo (Foto: Divulgação/Universidade de Harvard)

Além da celulose, um tipo de gel, que absorve bastante água, foi aplicado para a criação do material usado para imprimir. A flor resultante, segundo os cientistas, tem uma estrutura molecular que reage à presença da água, mudando de forma sem se quebrar e sem atingir um ponto em que sua aparência é irreconhecível.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para prever os pontos em que as formas da flor sofreriam mudanças, um modelo matemático foi aplicado. Dessa forma, o design garante que as mudanças não provoquem danos estruturais ao objeto.

O vídeo a seguir apresenta as formas da flor impressa sendo modificadas pela água:

Para que serve u

... ma impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo

Ainda de acordo com os autores do estudo, esse tipo de tecnologia tem aplicações em diversos campos. Indústrias podem aproveitar máquinas que se consertam sozinhas e até são responsáveis pela própria construção. Outro cenário é a medicina, em que tecidos orgânicos podem ser desenvolvidos sinteticamente para ocupar o espaço de órgãos doentes

Via Universidade de Harvard



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.