A bateria de uma câmera pode variar de acordo com a marca e o modelo da máquina, mas uma coisa é certa: a energia sempre dura menos do que gostaria que durasse. Existem algumas dicas, porém, que podem ajudar a aumentar a vida útil da bateria e conservá-la por mais tempo.

Aprenda a usar o flash da câmera e tire fotos profissionais

Veja a seguir alguns truques simples para aproveitar a bateria da sua câmera fotográfica até o último minuto. Assim, você não vai precisar se preocupar em perder um registro especial por falta de carga. 

Veja dicas para aumentar a vida útil da bateria da sua câmera fotográfica (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)

1. Cuidado durante o transporte

Ao viajar ou até mesmo no dia a dia, a câmera fica exposta a diferentes temperaturas, o que pode prejudicar o funcionamento da vida útil da bateria. Para evitar problemas, sempre deixe a máquina em uma temperatura amena e faça o transporte dentro de uma bolsa ou mochila própria para câmeras fotográficas. Além disso, sempre retire a bateria da máquina, pois isso evita que o aparelho drene energia aos poucos.

2. Desligue a tela LCD

Tirar fotos com a ajuda da tela LCD pode gastar mais bateria (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)

Muita gente não gosta de olhar a foto apenas pelo visor e acaba optando pela tela LCD. Ao fazer isso, a câmera consome mais energia e a consequência é que a carga acabe mais rápido. Para desligar a tela, confira o manual da máquina com todos os recursos para visualizar a cena pelo visor.

3. Desative o que não for necessário 

Desligue as funcionalidades que não vai usar para economizar bateria (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Antes de usar a câmera, desligue as funcionalidades que não serão necessárias para o uso naquele momento, como o autofoco, que faz com que as lentes tenham um esforço extra para encontrar o conteúdo de maior relevância. A estabilização de imagem, GPS, conexão Wi-Fi, entre outras, também costumam consumir muita energia.  

4. Fotos sem flash 

Evite usar o Flash para poupar bateria (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

O flash é uma das funcionalidades que mais consomem bateria, por isso, sempre que for possível, tire suas fotos sem precisar da luz extra. Se o local estiver escuro e você sentir falta de um brilho a mais, tente fazer luz com outro dispositivo, como por exemplo com a lanterna de um celular. Basta colocar o smartphone um pouco mais alto que a câmera, como se fosse um flash externo. 

5. Tenha sempre uma bateria extra 

... es (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo). " height="464" width="695">Ter uma bateria extra é a melhor forma de evitar possíveis estresses (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo).

Para não correr o risco de ficar sem uma foto especial ou perder a chance de registrar um momento importante, tenha sempre em mãos uma segunda bateria. Muitas câmeras também são compatíveis com alças de baterias recarregáveis, o que pode ajudar a potencializar a bateria principal.

6. Evite exposições longas e vídeos

Vídeos drenam a bateria e podem não ser boa opção para quem quer poupar carga (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Ao tirar uma foto de longa exposição, você vai exigir muito mais da bateria da sua câmera, pois vai manter o obturador aberto por mais tempo e precisar de um processamento extra. O mesmo se aplica aos vídeos, que ainda exigem mais tempo da tela LCD. 

Via Cnet 

Qual a melhor câmera semi-profissional até R$ 2.000? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.