O Google lançou uma extensão para o Chrome que permite ao usuário economizar dados durante a navegação no computador. O recurso tem nome Economia de dados, e é especialmente útil para quem depende de conexões limitadas, como redes de modem 3G ou 4G. A função é adicionada ao navegador por meio de uma extensão (plugin).

Google Chrome: 15 dicas para usar no PC

Quando ativado, ele faz com que as páginas sejam processadas e compactadas nos servidores do Google e só então baixadas no computador do usuário. Dessa forma, você poderá poupar dados e carregar páginas mais rapidamente, além de navegar mais sem precisar pagar por isso. 

Extensões economiza uso de dados no Chrome (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Passo 1. Abra o Chrome e instale a extensão. Para isso, entre na página do Economia de Dados no TechTudo Downloads e clique em "Baixar".

Na página da Chrome Web Store, clique em “Usar no Chrome” e confirme clicando em “Adicionar extensão”;

Instalando extensão no Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Após instalada, a economia de dados já vem ativada por padrão. Clique sobre o ícone da extensão, no canto superior direito da janela do Chrome, para visualizar detalhes do consumo e quantidade de dados economizados. Se precisar desativar o recurso, desmarque a opção “Economia de dados”;

Abra o menu da extensão para ter acesso a detalhes e opções (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Para ativá-la novamente, basta voltar ao menu da extensão e marcar o item “Economia de dados”;

Reativando economia de dados (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Para saber mais detalhes do consumo e quantidade de dados economizados, abra o menu da extensão e clique em “Detalhes”. Uma nova aba do Chrome será aberta e mostrará um gráfico com o uso de dados detalhado;

Gráfico de consumo e dados ec
... onomizados (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Ainda na página dos detalhes de consumo, você pode deslizá-la para baixo para descobrir quais sites estão consumindo mais dados e a economia de dados em cada um deles.

Visualizando detalhes para sites individuais (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com essa dica simples, você poderá economizar dados no Chrome e, dessa forma, navegar mais sem estourar o limite do seu plano 3G.

Qual é o melhor navegador? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.