A teoria dos seis graus de separação defende que, no mundo, são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas estejam ligadas. Aproveitando o aniversário de 12 anos com um novo e polêmico 'Dia do Amigo', o Facebook decidiu colocar esta ideia à prova. A rede social descobriu que seus usuários ativos estão mais conectados que o esperado, "quebrando a teoria" - pelo menos dentro do universo de 1,6 bilhão de membros inscritos. 

Descubra quem ignorou sua solicitação de amizade no Facebook

A rede social mediu o quão distante cada um de seus mais de um bilhão de usuários estão de todos os outros em sua plataforma online e o índice reduziu a uma média de 3,57 elos por pessoa no site.

Facebook e a página de fãs do TechTudo (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Para chegar a esta conclusão, o cálculo do Facebook foi o seguinte: o site levantou quantos amigos um único usuário possui e, em seguida, quantos amigos únicos (ou seja, sem repetição) estes amigos possuíam, e assim sucessivamente, até alcançar todos os membros da rede social.

"Cada pessoa no mundo (pelo menos entre os 1,59 mil milhões de pessoas ativas no Facebook) está ligada a todas as outras pessoas por uma média de 3,57 graus de separação de outras pessoas", diz.

Pesquisa mostra quão próximos usuários estão uns dos outros no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

Teoria dos seis graus de separação

A teoria dos seis graus de separação é uma ideia antiga, com pelo menos um século de existência, que diz que é possível que o número de graus de separação entre duas pessoas aleatórias é de, no máximo, seis pontos. Isto significa que é possível ligar dois indivíduos com base na quantidade de pessoas que conhece, atingindo todo o mundo em no máximo seis saltos.

Experimento do Facebook calcula quão conectados os usuários estão uns com os outros (Foto: Reprodução/Facebook)

A ideia tem sido muito estudada desde que foi postulada e sua premissa foi usada em muitos produtos culturais, como peças e poesias. Na Internet, por exemplo, existe um site que afirma ser capaz de ligar o ator Kevin Bacon com qualquer outro artista.

Quais são os melhores apps mensageiros? Veja no Fórum do TechTudo.

Diversos estudos da teoria dos seis graus de separação concluíram que, conforme o tempo passa, o número de passos entre os indivíduos diminui. Um estudo conduzido em 2012, por exemplo, concluiu que o número de passos

... necessários diminuiu de seis para 4,74.

Este índice que ainda é superior ao alcançado pelo Facebook, que, em experimento similar realizado em 2011, chegou a 3,74 graus médios de separação.

A quantos graus você está do mundo e de Mark Zuckerberg?

A página do Facebook também inclui informações sobre os graus de separação de cada usuário e de membros da própria rede social. O CEO Mark Zuckerberg, por exemplo, possui um grau de separação de 3,17 pessoas. Para descobrir o seu grau, basta acessar o relatório (research.facebook.com).

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Via Facebook



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.