Desapega, desapega! O OLX é um serviço online que permite que pessoas de todo o Brasil anunciem e vendam seus produtos novos ou usados. Desde carros e imóveis até roupas e eletrônicos, praticamente tudo pode ser anunciado no serviço, que atua em território nacional com site e app de celular.

Como criar uma loja virtual

O classificados tem como principais concorrentes os sites Mercado Livre e o enjoei. Entretanto, o OLX procura trazer uma abordagem mais simples, aproximando compradores e vendedores de uma mesma cidade ou região. Veja algumas informações que serão de grande ajuda se você está pensando em anunciar seus itens usados no OLX .

OLX é um site com serviço online (Foto: Divulgação/OLX)

É necessário um cadastro para usar?

Não. Quem deseja anunciar produtos não precisa se cadastrar no site. Mas é recomendado que você o faça, visto que o cadastro é grátis e bem simples.

Com o cadastro feito, você poderá gerenciar melhor seus anúncios, criar um perfil com endereço e telefone. Além de conversar com os interessados no seu produto, podendo tirar dúvidas.

Como fazer um anúncio?

Inserir um novo anúncio no OLX é uma tarefa sem segredos. No topo de todas as páginas do site há um botão escrito “Inserir anúncio”. Basta clicar nele para ter acesso ao formulário específico de anúncio.

O botão "Inserir anúncio" permite a criação de anúncios (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

A partir daí, basta preencher o formulário com as informações pedidas. Elas podem variar de acordo com o produto. Depois de preencher todos os dados, clique em “Visualizar” para ver como seu anúncio ficará no site.

Se estiver tudo ok, inclusive as fotos, clique em “Publicar”. A equipe do OLX analisará o anúncio e em dentro de 24 horas, se estiver tudo dentro do padrão, ele será liberado para visualização de todos.

Faça seu anúncio no OLX (Foto: Reprodução/OLX)

Há cobrança de taxas por anúncio e por venda?

Não. Todo o uso do OLX é gratuito. Você não paga nada para anunciar e, caso venda o produto através do site, todo o dinheiro é seu. Não há cobrança de nenhuma taxa.

Caso queira, você pode pagar para deixar o seu anúncio sempre no topo por um período determinado de tempo. Mas se não quiser, você não gastará um centavo sequer para utilizar a ferramenta de anúncio.

Como é a transação de compra e venda?

A maioria, senão todas as transações do OLX ocorr

... em pessoalmente. É sensato evitar pagamentos adiantados ou, no caso dos compradores, enviar o produto antes de receber o pagamento. Os principais casos de fraudes e golpes acontecem quando um comprador envia o pagamento adiantado ou vice-versa.

Sempre escolha locais públicos e de bastante movimento para os encontros. Assim, vocês terão mais segurança para avaliar as condições da mercadoria e também para fazer os pagamentos. Geralmente tudo é feito à vista e em dinheiro.

Apenas vendedores Premium ou que possuem loja aceitam pagamentos parcelados e com cartão de crédito.

Como usar o chat e conversar com o comprador/vendedor?

O OLX disponibiliza um chat (bate-papo) para que o vendedor e o comprador possam conversar. É uma ferramenta muito mais interessante e rápida de comunicação. Com ela, você pode tirar dúvidas sobre o produto e marcar o local de encontro para a transação.

A ferramenta de chat facilita a comunicação entre vendedor e comprador (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

O chat é acessível tanto pela versão web do site quanto pelos aplicativos para celulares e tablets, no caso Android e iOS. Basta clicar no link “Chat”, disponível nas páginas do anúncio para enviar uma mensagem ao vendedor. Ele, por sua vez, receberá um e-mail ou notificação avisando do contato. Desta forma os dois podem conversar, tanto pelo computador quanto pelo celular.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Bom Negócio e OLX agora são a mesma coisa?

Sim. A OLX comprou a empresa Bom Negócio e agora as duas são a mesma empresa. Basicamente, todos os anúncios que haviam no Bom Negócio foram migrados para o OLX. Todos os vendedores que anunciaram no Bom Negócio também foram incorporados ao site do OLX.

Como bloquear sites com o Avast? Veja dica no Fórum do TechTudo e pergunte.

Em outras palavras, o Bom Negócio deixou de existir e todos os anúncios e vendedores foram incorporados ao OLX.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.