O iPhone 6S e o 6S Plus, lançados em novembro de 2015 no Brasil, trouxeram o 3D Touch como principal novidade em relação à geração anterior do celular da Apple. A função reconhece a pressão aplicada sobre a tela e oferece novas camadas de interação com o sistema iOS 9 e seus apps.

iPhone: veja quanto tempo você passa em apps como WhatsApp e Facebook

Porém, quem não encontrou muitas utilidades para a ferramenta - e tem dúvidas sobre sua importância - pode conferir as principais funções do 3D Touch a seguir. A lista a seguir tem dez dicas para facilitar o dia a dia com o recurso. Vale lembrar que qualquer novo app para iOS pode disponibilizar o serviço, seja fabricado ou não pela Apple. 

iPhone 6S trouxe o 3D Touch com várias funcionalidades; veja dicas (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)

1. Ativar atalhos em apps

A maioria dos apps nativos do iOS 9, ou de terceiros, suportam atalhos na tela de início do iPhone 6S. Com eles, o usuário pode acessar rapidamente uma função interna do aplicativo, fazer postagens ou executar outras ações. Para abrir os atalhos, basta pressionar o ícone com um pouco mais de força.

Atalho em aplicativos na tela inicial do iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

2. Acessar a multitarefa e alternar entre apps

Outra função bastante útil do 3D Touch é o atalho para acessar a tela de multitarefa do iOS e trocar rapidamente de app. Para abrir a multitarefa, basta pressionar a borda lateral esquerda do iPhone, deslizar até o centro da tela e soltar. Outra forma de fazer isso é pressionar a borda com força e, sem tirar o dedo da tela, aplicar força novamente.

Para alternar entre aplicativos, pressione a borda do iPhone com força e, sem tirar o dedo da tela, deslize-o até a borda direita.

Acesse a multitarefa e troque de aplicativos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

3. Pré-visualizar links no Safari e outros apps

Você pode pré-visualizar links recebidos por SMS, WhatsApp e, claro, dentro do próprio Safari. Para fazer isso, basta pressionar um link com um pouco mais de força. Quando a janela de pré-visualização abrir, você tem três opções: soltar para fechar, pressionar com mais força para abrir o link no navegador ou deslizar o dedo para cima e exibir as opções disponíveis.

... glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/02/03/2016_02_01_18_39_58.jpg" alt="Pré-visualizando links no Safari (Foto: Reprodução/Helito Bijora) " height="615" width="695">Pré-visualizando links no Safari (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

4. Pré-visualizar fotos e vídeos na galeria

Para pré-visualizar fotos ou vídeos na galeria de mídia do iPhone, basta pressionar a miniatura da imagem com um pouco mais de pressão. Feito isso, você pode soltar para fechar a prévia, pressionar com mais força para abrir o arquivo ou deslizar o dedo para cima e exibir as opções disponíveis.

Pré-visualizando fotos e vídeos da galeria (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

5. Pré-visualizar calendário e eventos

Uma funcionalidade bastante útil do 3D Touch é aplicada ao calendário do celular, bastando abrir o app no iOS e pressionar com força um dia do mês, para ver os compromissos daquela data. Caso queira abrir a agenda do dia que deseja pré-visualizar, basta aplicar mais força sobre a tela. De modo parecido, você pode fazer isso também com eventos e ver detalhes de compromissos agendados.

Pré-visualizando dias e eventos no calendário (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

6. Pré-visualizar mensagens no SMS e WhatsApp

No aplicativo de mensagens de texto nativo do iOS, você pode pressionar uma conversa com um pouco mais de força para pré-visualizar o conteúdo das últimas mensagens sem precisar abrir o papo. O recurso também funciona em aplicativos de outros desenvolvedores, como é o caso do WhatsApp, o que pode ser útil para burlar o aviso de leitura.

Pré-visualizando mensagens SMS e conversas no WhatsApp (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

7. Enviar respostas rápidas por SMS

Ainda no app de mensagens, deslize o preview da conversa para cima, para ter acesso às respostas rápidas. Nessa parte, você pode enviar uma resposta instantaneamente. O recurso é bem útil para responder com uma confirmação ou agradecimento, especialmente quando a pessoa não pode digitar. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Enviando uma resposta rápida por SMS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

8. Pré-visualizar perfis e fotos no Instagram

O Instagram, um dos primeiros aplicativos a ganhar compatibilidade com o 3D Touch dos novos iPhones, permite pré-visualizar perfis e imagens. Para isso, é só aplicar um pouco mais de pressão sobre o nome de usuário e miniaturas de fotos ou vídeos. Além disso, você pode deslizar o preview para cima para executar ações rápidas e economizar tempo. Confira as dicas.

Pré-visualizando perfis e fotos no Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

9. Ativar o trackpad no teclado

Entre as aplicações do 3D Touch no iOS, está a possibilidade de ativar um trackpad quase escondido para selecionar textos rapidamente. O recurso pode ser ativado pressionando o teclado com um pouco mais de força e permite selecionar uma palavra, frase ou parágrafo em poucos toques. 

Ativando o trackpad para selecionar textos rapidamente (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

10. Ligar para contatos rapidamente

Você pode ligar para os contatos favoritos usando o atalho no ícone do smartphone, na tela de início do iPhone. Para isso, pressione o botão do telefone com um pouco mais de força e toque sobre o nome da pessoa para a qual você deseja ligar. O atalho também funciona em contatos da agenda. Para fazer isso, basta pressioná-los com mais força. Dessa forma, você não precisará abrir o contato para fazer uma ligação ou enviar mensagens.

Ligando rapidamente para os contatos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Essas são as principais utilidades do 3D Touch nos novos iPhones 6S e 6S Plus. No entanto, é importante esclarecer que há muitas aplicações para o recurso e, provavelmente, novas funcionalidades serão adicionadas em futuras atualizações dos aplicativos e do próprio sistema operacional móvel. 

O que mudou com o iOS 9.3? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.