O Ministério das Comunicações alterou o cronograma de substituição do sinal de TV analógico pelo Digital. O prazo final agora foi definido para 2018. De qualquer forma, o início foi mantido para este ano – Brasília e alguns municípios de Goiás serão os beneficiados. Locais como São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, dentre outros terão o sinal antigo desligado já em 2017.
Como captar sinal digital na TV analógica com entrada HDMI ou cabo RCA Sendo assim, é importante se preparar para a mudança. Reunimos todas as informações sobre a TV digital e como adaptar seu aparelho analógico a essa tecnologia.
Tire suas dúvidas sobre a transição da TV analógica para digital (Foto: Pond5)
Qual a diferença entre o sinal digital e o analógico? A diferença para o espectador é a melhor qualidade de imagem e som da TV digital. Isso acontece porque este sinal oscila menos que o analógico, fazendo com que ele seja menos suscetível a interferências externas. O TechTudo explicou, mais detalhadamente, as mudanças tecnológicas neste artigo. O mais importante é que, na TV digital, ruídos e chiados praticamente não existem.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone
Gráfico de sinal digital (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)
A alteração interfere também nos canais. Em cada cidade o canal da TV aberta é diferente, portanto, será necessário consultar individualmente. Por que da mudança? A melhor qualidade não é o único, nem principal fator para a mudança. Todo esse remanejamento está acontecendo para que a faixa de 700 MHz, atualmente usada pelas TVs analógicas, possa ser liberada para a rede 4G. Até o momento, a rede móvel usa a frequência de 2.600 MHz, que apresenta maior dificuldade na hora de atravessar paredes e outros obstáculos justamente pelo maior comprimento de onda. Por ter maior propagação, a faixa de 700 MHz atingirá mais usuários. Outra vantagem é que a frequência de 700 MHz também é usada pelo 4G dos Estados Unidos e alguns países europeus. Isso facilitará a compra de dispositivos no exterior, uma vez que desaparecerá o problema sobre compatibilidade.
Transição para TV digital ai liberar faixa de 700 Mhz para rede 4G (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
Como será feita a migração do sinal? A entidade responsável pela transição é o GIRED, grupo formado pelas operadoras de telefonia Algar Telecom, Claro, TIM e Vivo, pela Anatel e outros representantes do Ministério das Comunicações. A instituição pr...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.