iPhones têm vida útil longa graças às atualizações constantes da Apple, mas, um dia, os updates do iOS param de chegar. Quando isso acontece, o celular pode se tornar ultrapassado para uso diário, mas não significa que você deverá jogá-lo fora. Ao baixar os apps certos, seu aparelho antigo pode continuar sendo útil de formas inesperadas.

Como desbloquear o iPhone; entenda o que é o bloqueio de ativação

iPhones antigos podem facilitar a vida do usuário em diversas situações e trazer economia ao evitarem comprar, por exemplo, videogames portáteis, MP3 players ou pulseiras fitness. Veja cinco utilidades para um smartphone da Apple mais velho.

Game Boy

Use um emulador para transformar o iPhone em Game Boy Advance (Foto: Divulgação/Game Boy Advance)

Embora a Apple recuse emuladores de vídeo game na App Store, é possível lançar mão de alguns truques para baixar apps do tipo em um iPhone em desuso. Baixe o GBA4iOS direto do site da fabricante e instale por fora no iPhone para transformá-lo em um Game Boy Advance. Como o iOS não estará atualizado, nem será preciso pagar pela versão premium compatível com iOS 9.

Depois, basta manter a memória cheia de ROMs baixadas da internet para ter um game portátil à disposição sem se preocupar em consumir a bateria de seu celular principal. A dica é manter o modo avião sempre ligado para economizar o máximo de energia.

Player de música

Use seu iPhone antigo como um tocador de MP3 dedicado (Foto: Maria Clara Pestre/TechTudo)

Um iPhone 3GS não roda jogos e apps modernos muito bem, mas ainda pode funcionar como um perfeito substituto de iPod. Esvazie a memória de apps e fotos e coloque nele a sua biblioteca de músicas inteira para rodar no app de músicas padrão. Sem conexão Wi-Fi ou 3G – de novo, sempre no modo avião para economizar carga – você poderá usá-lo tranquilamente durante horas na academia e poupar seu smartphone novo, além de evitar distrações.

Fitness tracker

Use apps fitness no iPhone para monitorar seu desempenho na academia (Foto: Divulgação/ Nike)

Na hora de praticar atividades físicas, você pode aproveitar um iPhone velho para rastrear passos e monitorar perdas de calorias, entre outros dados fitness. Instale apps como Nike Training Clube

... autolink-semantico">Argus, que requerem somente o iOS 7.1 para funcionar, e use o aparelho para ajudá-lo a alcançar seus objetivos, ao mesmo tempo em que evita sujar seu iPhone novo com suor ou deixá-lo cair em uma corrida.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone. 

Receptor de áudio

Conecte o iPhone em caixas de som e use como receptor de áudio (Foto: Divulgação/CleverandSon)

Um iPhone pode também servir como receptor de áudio para fazer streaming de músicas para caixas de som na sala de estar. Instale o aplicativo WiFi2HiFi direto do site do fabricante e conecte o aparelho a uma caixa usando um cabo de áudio para transformá-lo em uma espécie de Chromecast Audio. Depois, basta executar suas músicas do computador usando o mesmo app para tocar na casa inteira via WiFi.

Vale a pena trocar um iPhone por um Android? Descubra no Fórum do TechTudo. 

Dashboard para o carro

Fixe um iPhone no carro e use como GPS e localizador (Foto: Divulgação/Sygic)

Embora o seu smartphone principal possa ser usado no carro, nada como um dispositivo dedicado para oferecer rotas de tráfego no painel. Fixe seu iPhone antigo no vidro e deixe-o sempre com bateria cheia usando um carregador veicular, depois instale apps como Sygic: GPS Navigation para obter mapas off-line e o Find My iPhone para rastrear a localização do seu carro em caso de roubo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.