Há várias situações em que o uso do flash externo é recomendado. Seja para fotografar em ambiente escuro, destacar o alvo da foto ou eliminar sombras, usar a luz extra pode ser fundamental para conseguir o resultado desejado em uma imagem.
Câmeras com entrada para microfone externo no Brasil por até R$2.200
Mas antes mesmo de aprender quando usar o flash, é preciso saber o que considerar na hora de comprar o dispositivo. A compatibilidade com a máquina é um fator essencial, porém não é o único. Veja como escolher o flash externo para sua câmera e decida se vale a pena investir no produto. 
Saiba o que levar em consideração ao comprar flash externo (Foto: Divulgação/Nikon)
Compatibilidade O item mais importante a considerar é a compatibilidade da sua câmera com flash externo. Para que possa receber o dispositivo, a máquina precisa contar com uma sapata. Localizada na parte superior, a peça é uma espécie de base na qual o acessório é acoplado.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Destaque para a sapata de flash na câmera (Foto: Divulgação/Canon)
Se a câmera tiver sapata, consulte o manual para saber os modelos de flash compatíveis. Normalmente, a fabricante desenvolve speedlites próprios para determinadas máquinas, que são os mais recomendáveis, afinal o sistema de ambos opera em conjunto, permitindo usar funções avançadas. Há flashes que, ao se comunicarem com o sistema de medição da câmara, por exemplo, conseguem criar a exposição perfeita de forma automática. Também é possível usar flashes externos de outras fabricantes. No entanto, essa opção sempre vai limitar as funcionalidades da fonte de luz. O manual da câmera irá especificar a velocidade de sincronização ideal para aparelhos de terceiros, além de fornecer outras informações relativas ao uso deste tipo de dispositivo. No site e no manual da fabricante do flash também deverá constar o modelo da câmera. Número guia
O principal motivo para comprar flash externo é ter um alcance maior do que o proporcionado pelos embutidos. Esse alcance pode ser obtido a partir do número guia, também conhecido como NG. O código exprime a distância máxima, em metros, que a luz pode chegar com uma abertura da lente específica, em relação à velocidade ISO. O NG é informado pela fabricante do flash, nas especificações técnicas. Quanto maior for este número, maior será a potência da luz, o que significa que você poderá fotografar a distância...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.