Depois de muita espera, a versão final do Oculus Rift está pronta e com previsão de entrega para março de 2016. A expectativa pelo produto tem seu motivo: desde o ‘boom’ gerado pela campanha no Kickstarter, em 2012, o dispositivo de realidade virtual passou por várias atualizações, teve datas de lançamento adiadas e chegou a ser desconsiderado por especialistas de tecnologia.
Conheça os óculos de realidade virtual mais esperados para 2016
Conheça a trajetória do gadget da Oculus VR e veja o que esperar do aparelho que promete revolucionar o mundo dos games e das simulações, com ajuda do controle do Xbox One, um sensor e o Oculus Remote. 
Conheça todas as versões do Oculus Rift (Foto: Divulgação/Oculus VR)
Desenvolvimento e primeiro protótipo O Oculus Rift foi idealizado por Palmer Luckey, que começou a trabalhar no gadget em 2009, na garagem de casa. O primeiro protótipo foi finalizado dois anos mais tarde, quando o desenvolvedor tinha 18 anos. Em 2012, o projeto começou a tomar corpo de verdade e foi apresentado no Sundance Film Festival. Alguns meses depois, Luckey conheceu o programador John Carmack, com quem criou a Oculus VR, em julho. Já em agosto, a dupla lançou a campanha no Kickstarter, que trazia o conceito ilustrado abaixo.
Modelo conceitual do Rift, divulgado no Kickstarter (Foto: Divulgação/Oculus VR)
Na época, o headset anunciado tinha entre suas especificações técnicas o rastreamento óptico com 6 graus de liberdade (DoF), em latência ultra baixa. A tela de LCD de 5,6 polegadas ostentava resolução de 1280 x 800 pixels (640 x 800 por olho), visualizada através de lentes duplas, que produziam campo de visão de 90 graus horizontal e 110 diagonal e davam “o efeito 3D mais realista da atualidade”, segundo os desenvolvedores.
Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone O Rift de 2012 vinha com entradas DVI/HDMI e USB, pesava 220g e era compatível com plataformas móvel e PC. O acessório, que foi vendido por preços a partir de US$ 275 (cerca de R$ 560 na época), acompanhava uma cópia do DOOM 3 BFG, jogo desenvolvido pelo próprio John Carmack especialmente para o gadget da Oculus. Protótipo 2 Durante a GamesCom 2012, a Oculus apresentou um segundo protótipo. Tampado por uma fita adesiva, o modelo já trazia o design retangular exibido no DK1. As especificações técnicas eram basicamente as mesmas. A exibição teve por objetivo apenas aproximar o Rift de seu público-alvo, os gamers.
Protótipo do Rift a...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.