O Windows 10 Mobile começou a ser liberado para alguns celulares Lumia no Brasil. A atualização promete renovar totalmente o sistema móvel da Microsoft. A plataforma vai ganhar funcionalidades, como novos apps de câmera, fotos e loja integrada com o PC.

Como receber a atualização do Windows 10 Mobile para Lumia 535

Para receber todas as mudanças no smartphone, é importante ter o telefone preparado para um novo software. Há ações básicas que podem melhorar muito o desempenho do celular Lumia ao rodar o Windows 10 Mobile, como a liberação de espaço e configurações especiais. Confira dicas e saiba como deixar o seu aparelho pronto para receber a atualização do sistema. 

Windows 10 Mobile: veja como preparar o Lumiar para a atualização (Foto: Luciana Maline/TechTudo) 

- Quais aparelhos receberão a atualização?

Todos os celulares atuais da Microsoft se encaixam nas especificações divulgadas pela companhia, mas a empresa revelou apenas os primeiros smartphones que vão receber a atualização, que são o Lumia 430, Lumia 435, Lumia 532, Lumia 535, Lumia 540, Lumia 640, Lumia 640 XL, Lumia 730, Lumia 735, Lumia 830 e Lumia 930.

Lumia 640 será um dos primeiros aparelhos a receber Windows 10 Mobile (Foto: Divulgação/Microsoft)

Os demais telefones com Windows Phone 8.1 deve ter atualização divulgada em um momento posterior. Por padrão, a Microsoft mantém uma página oficial, em inglês, com a versão mais recente liberada para cada modelo no Brasil e suas variantes de operadoras.

- Faça backup do seu telefone

Erros durante atualizações são comuns, por isso, é bom estar prevenido quando o Windows 10 for liberado para o seu celular. Para fazer isso, acesse as configurações do sistema e procure pela opção “Backup”. O sistema da Microsoft pode salvar os dados automaticamente na conta do OneDrive, inclusive apps e jogos baixados ou config

... urações. Confira em um tutorial como realizar o procedimento.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Windows Phone é capaz de fazer backup de conteúdo do smartphone no OneDrive (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O OneDrive, aliás, pode ser usado para o backup automático de fotos e vídeos na nuvem. Para fazer isso, acesse a opção “Foto+Câmera”, no menu de configurações, e ative a opção “OneDrive”. Feito isso, basta escolher a qualidade com a qual deseja fazer a cópia. Se quiser, confira diferentes formas de transferir as fotos do celular para o PC.

- Libere espaço no seu telefone

Espera-se que o Windows 10 Mobile vá precisar de 4 a 8 GB de armazenamento no celular. Portanto, além de transferir as fotos e vídeos para o PC, o usuário precisa ver o que mais pode ser dispensado. Para isso, acesse a opção "sensor de armazenamento", nas configurações do sistema. Nessa parte, é possível acessar os apps que ocupam mais espaço e desinstalar mais de um por vez.

Sensor de armazenamento do Windows Phone pode indicar o que ocupa memória do telefone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Caso o seu Lumia tenha um cartão de memória, outra boa opção é transferir arquivos como músicas e aplicativos para o microSD. Para isso, acesse o "sensor de armazenamento" novamente, e toque no programa ou conteúdo que deseja mover para o acessório. Em caso de dúvidas, existe um tutorial do TechTudo sobre o procedimento.  

- Baixe o UpdateAdvisor

UpdateAdvisor limpa a memória e avisa quando Windows 10 está disponível para Lumia (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O UpdateAdvisor é um aplicativo para Windows Phone que realiza diversas tarefas para preparar o celular para o Windows 10, o que pode poupar seu tempo. Ao abri-lo, o app solicitará acesso ao seu OneDrive ou cartão microSD. Depois disso, uma varredura será feita na memória do smartphone para eliminar arquivos inúteis. Em seguida, o serviço já procura por uma nova versão disponível do sistema.

- Em casos extremos, dê reset no Lumia

Windows Phone pode ter configurações de fábrica restaurada antes de atualização para Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se você tem certeza de que a atualização para o Windows 10 está liberada para seu Lumia, mas quer um telefone completamente renovado, é possível restaurar o celular. Isso fará com que o smartphone perca todas as fotos e apps, o que aumenta a importância do processo de backup. Acesse a opção “Sobre”, no menu de configurações, e toque sobre “Restaurar seu telefone”. Para mais detalhes, siga o passo a passo do TechTudo

Qual celular comprar por até R$ 700? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.