O usuário interessado em reduzir o consumo elétrico do computador pode apelar para algumas configurações específicas, disponíveis na BIOS. As alterações racionalizam o uso da energia, aumentando autonomia em notebooks e fazendo os desktops gastarem um pouco menos.
Como montar um computador que não gaste muita energia
Para realizar essas configurações no PC e economizar energia, é importante conhecer antes as possibilidades da BIOS e ter em mente que, em alguns casos específicos, os procedimentos podem gerar conflitos. Confira como fazer o processo. 
Aprenda a configurar a BIOS do PC e economize energia elétrica (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
Antes de ver as regulagens possíveis, é importante lembrar que a BIOS varia bastante entre fabricantes. Isso significa que não há um padrão em relação aos recursos disponíveis, sendo bastante comum que as opções de gerenciamento de consumo simplesmente inexistam em alguns modelos, ou sejam agrupadas em planos pré-definidos.
Alguns tpos de BIOS não oferecem muitos recursos de controle de consumo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Procure por Power Management Depois de acessar a BIOS do seu computador, você deve buscar pelo menu "Power Management". Ali estarão concentradas as opções que definem o comportamento do PC durante uma série de situações, permitindo que alguma economia seja feita. ACPI Se a sua BIOS dá acesso a configurações de economia, é bem possível que essa opção esteja disponível. O ACPI regula o comportamento do PC quando entra em suspensão: se o método acionado é S1, seu computador continuará alimentando a memória e o processador de energia, mesmo quando estiver suspenso.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone
Em Power Management é possível definir algumas configurações que representam economia (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Para evitar isso, configure o método para S3. Dessa forma, quando o PC estiver hibernando, o consumo cairá drasticamente, já que a quantidade de energia necessária para manter o estado de suspensão será apenas o necessário para manter a placa-mãe em operação, algo em torno de 5 watts. HPET Support
Se disponível, é interessante ativar o HPET Support (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Se a sua placa-mãe disponibilizar esse recurso na BIOS, pode ser interessante garantir que esteja ativo (posição em “enabled”). Ativando esse dispositivo, o sistema operacional terá melhor rendimento para gerenciar tarefas...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.